Bites e Tartes Cruas Festas Aniversário Lanches Receitas cruas Sobremesas Sobremesas cruas

Receita. Salame de chocolate Saudável.

A receita de hoje é a do meu Salame de “Chocolate” Saudável. É a versão de Salame cá de casa – feito com ingredientes de verdade – cacau cru, trigo sarraceno, amêndoas cruas, geleia de agave, óleo de coco e açúcar de coco 💗 muito nutritivo e super saudável. Perfeito para comer uma fatia bem fresquinha a seguir ao jantar. Tenho tido esses desejos ultimamente ..

Espreite a receita em baixo e aventure-se – sem culpa, muita saúde e o dobro da energia!!

Notas importantes:

Nesta receita é muito importante que sejam cumpridas rigorosamente as quantidades, o tempo e velocidades dos equipamentos.

A textura é fundamental para o sucesso desta receita – deve ser utilizado um processador (ou varinha mágica com copo como vê na imagem) e não uma liquidificadora.

E porquê? Porque precisamos da textura dos ingredientes secos – caso contrário os líquidos não serão suficientes para aglomerar. Queremos sentir os pedaços de grão e das amêndoas para nos remeter para as memórias que temos do salame! Não queremos farinha de trigo sarraceno nem farinha de amêndoa (o que irá certamente acontecer se utilizar uma liquidificadora potente).

Receita ♡

* Ingredientes:

1 taça de trigo sarraceno (200gr)

1/2 taça de amêndoas cruas (100gr)

1/2 taça de cacau cru em pó (100gr)

1/2 taça de açúcar de coco (50gr)

2 c. sopa de óleo de coco (50gr)

4 c. sopa de agave (80gr)

1/2 c. café de sal grosso

* Preparação:

1. Coloque o trigo sarraceno no copo do processador e triture cerca de 30 segundos na velocidade maxima. Atenção: não ultrapasse os 30 segundos – é fundamental que se mantenha a textura do grão – se ficar farinha nao vai ligar corretamente aos restantes ingredientes e a textura não vai ficar a desejada (vai esfarelar).

2. De seguida adicione os restantes ingredientes e triture novamente até que se envolvam bem. Atenção: deve triturar apenas até que os ingredientes se envolvam bem, a ideia não é triturar os ingredientes ao ponto de perderem a textura original. Veja a consistência desejada na imagem.

3. Coloque sobre a mesa uma folha de papel de alumínio (ou vegetal) e de seguida verta o preparado.

4. Amasse e pressione muito bem e faça a forma de um rolo (veja o procedimento na imagem). De seguida enrrole a folha de alumínio sobre si mesma, dobre as pontas e reserve.

5. Guarde no frigorífico pelo menos 6 horas antes de servir. Se tiver pressa, reserve no congelador por 1 hora (neste caso retire cerca de 15 minutos antes de levar para a mesa).

5. Para servir retire o papel e corte em fatias de cerca de 1 cm de espessura. Coloque numa travessa e sirva assim mesmo.

☆ Inês Simas. 🍃💛 #crucompinta

2 comentários

  1. Olá Inês pode me dar uma explicação? Na receita fala em taça. Na imagem estão colheres. Qual a quantidade da taça ou colher a usar? Obrigado pela atenção

Leave a Reply

%d bloggers like this: