O Bife Tártaro

Ja lá vai o tempo em que o Bife Tártaro era um prato difícil de  encontrar. Hoje, encontramos na ementa de muitos restaurantes. E eu fico tão contente.

Mas não é por isso, que não devemos aprender a faze-lo em nossas casas. É tão simples 🙂 e podemos incluí-lo nas nossas ementas da semana.

Ponto numero 1 – Comece por escolher uma peça de carne bem fresca. Limpe-a muito bem retirando os veios e as gorduras. De seguida pique-a, ou corte em pequenos pedaços, e adicione os restantes ingredientes. Normalmente opto por misturar também a gema do ovo, mas o impacto é outro quando chega “a cavalo” no bife tártaro. Tão português, tão bom. E que maravilha que é poder furar a gema à mesa, e vê-la a escorregar sobre os ingredientes.

Espreite a receita em baixo ,) e arrisque-se !

cru_tartaros_018

Ingredientes:
200 gr de novilho
5 alcaparras
2 cornichons
1 c. sopa de cebola roxa
1 c. sopa de parmesão
2 c. sopa de azeite virgem extra
1 c. sopa de molho inglês
1 c. chá de cebolinho
1 c. chá de mostarda Dijon
1 c. chá de sumo de limão acabado de espremer
2 gotas de tabasco
1 gema de ovo
1 c. chá de flor de sal

Batata doce:
1 batata doce pequena
Azeite virgem q.b.
Sal grosso q.b.

Preparação:
Comece por cortar a batata doce em fatias muito finas e disponha-as no tabuleiro do forno. Não as sobreponha umas nas outras. Regue com azeite virgem e salpique com sal grosso. Deixe cerca de 30 minutos no forno a 180º e vá virando. Quando estiverem douradas estão prontas. Sirva assim mesmo como acompanhamento.

Para o tártaro corte a carne em cubos bem pequeninos, pique e adicione as alcaparras, os cornichons e o cebolinho. Junte o azeite, o molho inglês, a mostarda Dijon e o tabasco. Raspe um pouco de parmesão, e com a ajuda de um garfo envolva tudo. De seguida coloque a mistura do tártaro na argola. Com o polegar pressione ao centro e coloque a gema de ovo, enfeite com raspas de parmesão e pedaços de cornichons. Passe com o moinho do sal, regue com um fio de azeite e sirva.

Saiba como preparar um Tártaro em 5 passos aqui.

Um comentário a “O Bife Tártaro”

  1. […] de tártaro de Novilho espreite a receita aqui. Se gosta de peixe, experimente o de salmão, o de atum ou o de bacalhau fresco. Estas e muitas […]

Leave a Reply

%d bloggers like this: