Tártaro de salmão e quinoa

Esta receita para uma primeira vez é trabalhosa 🙂 mas ganhando “a mão” tudo se simplifica! Não deixem de experimentar, é simplesmente maravilhosa. Cada vez mais gosto de me perder na cozinha, entre as experiências e o empratamento – que ganha sempre pela sua simplicidade e genuinidade. Um prato à nossa imagem do dia-a-dia. Improvisei um mini estúdio muito à minha medida e divirto-me tanto. Dá- me um gosto especial estes momentos!

image

image

Confecção:
A confecção da base é o que requer mais de tempo – utilizei quinoa, arroz integral e grão. Já tinha feito inúmeros tártaros com base de quinoa, outros com base de arroz, e até mesmo de couscous, mas esta mistura ainda não tinha experimentado! E que boa surpresa 🙂 Inspirei-me numa receita, que experimentei a semana passada, e que misturava Quinoa e grão! E pensei porque não?!? Valeu – para repetir certamente. Começei por cozinhar a quinoa – regra nº 1: tem que ser muito bem lavada. Mesmo! não salte este passo, lave cerca de 2 minutos – mexendo com as mãos e deixando-a passar entre os dedos. O arroz, deve ser também lavado e cozinhado. O mesmo para o grão. Tudo cozinhado e pronto passamos para o passo seguinte: coloque 1 colher de azeite numa frigideira anti-aderente e em lume baixo salteei a quinoa, o arroz e o grão. Coloque um pouco de soja para lhe dar um tom acastanhado e um sabor que vai ligar na perfeição com o tempero do salmão.

Em relação ao salmão, comece por corta-lo em cubos pequenos, o mesmo para a cebola roxa e para o cebolinho, adicione a gema de ovo, e regue com azeite, soja e uma gotas de limão. Tempere ainda com tabasco, flor de sal e gengibre fresco.

Empratamento:
O empratamento é simples. Basta colocar a argola no centro do prato, seguido da mistura do arroz/quinoa/grão e de seguida o salmão. Regue novamente com azeite virgem extra, e enfeito com um pouco de cebolinho 🙂


Ingredientes:

Salmão:
250 gr de salmão
20 gr de cebola roxa
10 gr de cebolinho
1 gema de ovo
Raspas de gengibre q.b

Molho: 2 colheres de azeite virgem extra + 4 gotas de sumo de limão + 1 colher de chá de molho de soja + 3 gotas de tabasco.

Para a quinoa, o arroz e o grão siga as instruções nas respectivas embalagens. Eu gosto de sentir o grão do arroz e da quinoa e coloco por isso pouca água na fervura, mas cada um tem as suas preferências. A diferença está depois na forma como os mistura e salteia 🙂

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s