Tartes e Empadas

Receita. Empada de Camarão, alho francês e limão.

Empada de camarão é para mim das coisas boas da vida! remete-me para a minha infância – aquele cheiro que vinha nas escadas do prédio quando ainda estava a chegar da escola.
Confesso: tinha saudades.

Quando eliminei o glúten da minha alimentação – massas, empadas, folhados, bolos.. foram dos primeiros a sair e dos que tive mais dificuldade em substituir. Porque não chega apenas trocar um ingrediente por outro, as farinhas precisam umas das outras para crescerem e se suportarem ao ponto de ganharem a elasticidade necessária de uma massa (e eu não queria substituir uma farinha de trigo refinada por uma farinha sem trigo igualmente refinada.. eu queria valor nutricional! e queria por isso selecionar os melhores cereais integrais e trabalhar com eles!).

Claro que para além da escolha de cereais existem ainda muitos outros conhecimentos importantes que vamos adquirindo com a experimentação, e que não nascem de um dia para o outro. e foi por isso que demorou. Mas esta massa e este recheio conseguem ser ainda melhores do que aqueles que tinha em memória! o que não foi fácil!

Podemos sempre optar por fazer combinações de recheios improváveis e todas as semanas temos uma empada diferente ❤ O interessante neste tipo de receitas, é que tendo uma vez a mão para fazer a massa e sabendo os verdadeiros truques para potenciar os diferentes ingredientes e respetivos sabores para o recheio, podemos ter novidades todos os dias!!!

O segredo está em nunca descuidar a razão da escolha de um ingrediente – potenciando assim e de uma forma natural cada escolha que fizemos. Desta forma, nunca deixamos que vários sabores se “abafem” e não descuidamos o nutriente… o mais importante!

Empada de camarão

Receita ♡

Ingredientes massa:

  • 150 gr taça de farinha de arroz
  • 150 gr de farinha de trigo sarraceno
  • 3 c. sopa de polvilho doce
  • 1 c. sobremesa de psyllium
  • 1 c. chá de sal
  • 2 ovos
  • 3 c. sopa azeite
  • Água (cerca de 150 ml). Quantidade acertar até a massa não pegar nas mãos.

    1 gema para pincelar

Ingredientes recheio: 

  • 500 gr de camarões frescos com casca
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes e alho picados
  • 3 c. sopa de azeite
  • 1 alho francês
  • 1 c. sobremesa de mostarda
  • 120 ml de água da cozedura dos camarões
  • 1 c. sopa de farinha de milho
  • 1 gema de ovo
  • 1 c. chá de sal grosso
  • Raspas de sumo de 1/2 limão

Preparação:

Para o recheio:
1. Coza os camarões, destaque-os e reserve as cascas e as cabeças, assim como metade da água da cozedura.
2. Coloque as cascas e as cabeças na água, bata com a ajuda de uma varinha mágica, coe e reserve.
3. Coloque uma frigideira ao lume com o azeite, o alho e a cebola muito bem picados. Deixe alourar, e adicione os camarões e o alho francês.
4. Verta a água dos camarões já coada, adicione o sal, a pimenta, a mostarda e as gemas de ovo e deixe apurar os temperos.
5. Por fim e apenas quando os sabores estiverem no ponto, engrosse o recheio adicionando a farinha de milho – até atingir a textura desejada (máximo 1 c. sopa de farinha de milho).
6. Deixe arrefecer até ter a massa da empada pronta.

Para a massa:
1. Numa taça de vidro junte as farinhas de arroz, de trigo sarraceno (ou grão-de-bico), o polvilho e o sal. Envolva bem e reserve.
2. Numa outra taça de vidro coloque a água e o psyllium, envolva bem, e deixe ativar cerca de 10 minutos. Nota: este passo é muito importante para a concistência da massa – não salte.
3. Junte o azeite e os ovos `água de psyllium.
4. Verta os líquidos nos secos e amasse, até obter uma massa
5. Depois de amassar deve dividir a massa em 2 partes iguais (utilizar uma para a base e outra para a cobertura). Como? coloque a massa em bola entre 2 folhas de papel vegetal e passar com o rolo até atingir a grossura pretendida.
6. Por fim, deverá untar e só então colocar a massa nas formas – uma massa em baixo, seguido do recheio e por fim a outra massa como tampa. Para empadas pequenas deverá fazer o mesmo mas utilizar um aro de metal de medida pequena   para fazeres os cortes. 
7. Pincele na cobertura com gema de ovo.
8. Leve ao forno a 180⁰ (pré-aquecido) cerca de 30 minutos.

Boas receitas ♡

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: