Hoje foi dia de empada de frango, que confesso ter desaparecido em poucos minutos. Deliciosa e muito rápida de fazer! calha sempre bem e os miúdos adoram!
O interessante neste tipo de receitas, é que tendo uma vez a mão para fazer a massa e sabendo os verdadeiros truques para potenciar os diferentes ingredientes e respetivos sabores para o recheio, podemos ter novidades todos os dias!!! Esta receita pode ser adaptada a outros recheios, e servida em vários tamanhos e formatos – grandes, médias ou individuais! Redondas ou retangulares!
O segredo está em nunca descuidar a razão da escolha de um ingrediente – potenciando assim e de uma forma natural cada escolha que fazemos. Desta forma, nunca deixamos que vários sabores se “abafem” , e aprendemos a trazer variedade ao prato, potenciando cada ingrediente da sua forma. Aqui está o segredo!
E como? alternando entre especiarias, ervas frescas, legumes, vegetais.. assim como optando por diferentes tipos de confecção: assado, grelhado, cru, cozido, .. e fazendo escolhas complementares! de ingredientes que tem uma função especifica para serem adicionados.
Só assim diferentes ingredientes trazem diferentes sabores ao prato.
E preservamos nutriente <3

Receita ♡
Ingredientes massa:
- 150 gr taça de farinha de arroz
- 150 gr de farinha de trigo sarraceno
- 3 c. sopa de polvilho doce
- 1 c. sobremesa de psyllium
- 1 c. chá de sal
– - 2 ovos
- 3 c. sopa azeite
- Água (cerca de 150 ml). Quantidade acertar até a massa não pegar nas mãos.
–
1 gema para pincelar
Ingredientes recheio:
- 2 peitos e frango
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes e alho picados
- 3 c. sopa de azeite
- 1/2 cenoura ralada
- 120 ml de agua
- 1 c. sopa de farinha de milho
Preparação:
Para o recheio:
1. Coloque uma frigideira ao lume com o azeite, o alho e a cebola muito bem picados. Deixe alourar, e adicione o frango desfiado, e a cenoura ralada.
2. Adicione o sal e a pimenta e deixe apurar os temperos.
3. Por fim e apenas quando os sabores estiverem no ponto, engrosse o recheio adicionando a farinha de milho – até atingir a textura desejada (máximo 1 c. sopa de farinha de milho).
6. Deixe arrefecer até ter a massa da empada pronta.
Para a massa:
1. Numa taça de vidro junte as farinhas de arroz, de trigo sarraceno (ou grão-de-bico), o polvilho e o sal. Envolva bem e reserve.
2. Numa outra taça de vidro coloque a água e o psyllium, envolva bem, e deixe ativar cerca de 10 minutos. Nota: este passo é muito importante para a concistência da massa – não salte.
3. Junte o azeite e os ovos `água de psyllium.
4. Verta os líquidos nos secos e amasse, até obter uma massa
5. Depois de amassar deve dividir a massa em 2 partes iguais (utilizar uma para a base e outra para a cobertura). Como? coloque a massa em bola entre 2 folhas de papel vegetal e passar com o rolo até atingir a grossura pretendida.
6. Por fim, deverá untar e só então colocar a massa nas formas – uma massa em baixo, seguido do recheio e por fim a outra massa como tampa. Para empadas pequenas deverá fazer o mesmo mas utilizar um aro de metal de medida pequena para fazeres os cortes.
7. Pincele na cobertura com gema de ovo.
8. Leve ao forno a 180⁰ (pré-aquecido) cerca de 30 minutos.
Boas receitas ♡
Experimente também a empada de camarão, alho francês e limão.