Receita. Carpaccio de Polvo com Paprica.

A cor alaranjada da paprica doce, “prima” do pimento e da malagueta vem dar um toque de alegria às finas fatias de polvo. Costumo recorrer a este Carpaccio como entrada para um jantar a dois, ou de amigos, e sirvo com fatias finas de pão tostado em azeite e flor de sal. Nunca me arrependo. É o meu Carpaccio de Polvo com Paprika.

CARPACCIO DE Polvo. cru co pinta. Direitos reservados.

Ingredientes:
Base:
100 gr carpaccio de polvo
2 c. sopa de coentros
1 cebolinha
Molho de azeite, limão e paprica q.b
Sal e pimenta preta de moinho q.b.

Molho de azeite, limão e paprica:
2 c. sopa de azeite virgem extra,
1 c. chá de sumo de limão acabado de espremer
1 c. rasa de paprica

Preparação:
A preparação do Carpaccio de polvo é mais demorada, uma vez que a congelação se dá apenas depois da cozedura do polvo. Mas após a congelação é tão simples como qualquer um dos outros carpaccios.

Comece por cozinhar o polvo: Coloque o polvo numa panela de pressão com água por 15 minutos. Já cozinhado retire-lhe a cabeça (que pode depois utilizar para outras receitas), escorra a água, deite-o sobre película aderente e enrole-o. De seguida congele-o entre 24h e 48h. A partir daqui a o processo de corte e empratamento é o mesmo que irá utilizar nas outras receitas.

Sirva e prepare o Carpaccio: Com a ajuda da mandolina, da fiambreira ou de uma boa faca, corte o polvo em fatias finas e disponha sobre o prato, de seguida espalhe o cebolinho cortada em pedaços pequenos e os agriões. Regue com o molho de azeite e paprika, e passe o moinho do sal e da pimenta preta.

 

Tagged with: