Millet de beterraba crua, com manjericão e nozes.

Com a chegada do calor os espaguetes voltaram em força a esta casa – e a beterraba que andava esquecida por estes lados, está de volta! Um almoço simples e bem fresco.

Tingi o millet de cor de rosa! O que torna bem evidente a forma como recebeu o sabor da marinada de beterraba.. envolvendo-se numa mistura que diria ‘perfeita’. Millet de beterraba crua, com manjericão e nozes foi a receita do almoço de hoje. Espreitem em baixo.

Millet de beterraba crua com manjericão e nozes. Cru com pinta.Millet de beterraba crua com manjericão e nozes. Cru com pinta.

Millet de beterraba crua com manjericão e nozes. Cru com pinta.

Preparação:
Millet. Comecei por lavar bem o millet, e colocá-lo ao lume em azeite cerca de 1 minuto (o tempo suficiente para dar consistência ao grão depois de cozinhado), adicionei a agua, o sal grosso, e deixei tapado em lume baixo durante 10 minutos.
Beterraba. Depois de lavada, cortei a beterraba com a espirilizadora e coloquei numa taça.   Reguei com o sumo de 1 lima e de 1/2 limão acabados de espremer, adicionei o azeite virgem extra, o sal, o aipo e o manjericão fresco (previamente cortados). Misturei, rectifiquei temperos e reservei para apurar os sabores.
Finalização. Depois de cozinhado o millet, misturei com a marinada de beterraba e adicionei as nozes que esmigalhei à mão. O millet ganhou a cor da marinada, ficou cor de rosa!
Empratamento. Coloquei um pouco de salada espalhada no prato, e e ao centro adicionei o millet de beterraba crua, com manjericão e nozes. Finalizei com nozes inteiras e uma folha de manjericão.

Atenção que a salada não precisa de ser temperada.. um vez que o millet de beterraba crua já está repleto de sabor 💕 Reguei com um fio de azeite e servi assim mesmo.

Tão simples, tão bom!

Ingredientes:

1 copo de millet (para 1 copo e 1/3 de água)
1 beterraba crua
1 c. sopa de azeite virgem extra
1/2 limão
1 lima
1/2 talo de aipo
3 rodelas de malagueta fresca (sem sementes)
2 folhas de manjericão | 8 nozes
sal q.b.

O manjericão foi um presente da Horta do Lopes, e é simplesmente maravilhoso! De um sabor e frescura marcantes. Fundamentais para uma receita como esta, em que a frescura dos ingredientes fazem o prato! Acreditam que veio pronta para ser plantada?

Experimente e deixe-se surpreender 💘

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s