Carpaccios Curiosidades Na cozinha Regras na Cozinha

Um Carpaccio em 5 passos.

Como preparar um Carpaccio é uma das questões que me colocam com frequência, e na verdade a sua 'elegância' não aparenta facilidade. Mas basta que saiba os passos a cumprir e tudo se torna mais simples .) 

A preparação é trabalhosa e desafiante. E tudo muda conforme o ingrediente que vamos utilizar como base do Carpaccio – carne, peixe, legumes ou fruta! Uns precisam de passar pelo processo de congelação, outros não. Uns precisam de ser cortados na fiambreira, outros podem ser cortado na mandona ou com a ajuda de uma boa faca.

Hoje vamos focar-nos no Carpaccio de Peixe e de Carne, sendo estes aqueles que passam pelo processo de congelação e que por isso exigem um maior esforço de preparação. A compra e a preparação são a parte mais demorada do processo ..   depois da congelação tudo se torna mais simples. Em 10 minutos terá a refeição pronta!


As regras de OURO!

Já tem a sua peixaria e talho de confiança?
Esta é a regra número 1:
Criar uma relação de confiança com o seu fornecedor de peixe e/ou carne.

A regra número 2:
Dar sempre preferência a produtos de qualidade, provenientes de animais de pasto e/ou selvagens.

A regra número 3:
Tenha atenção à cadeia de frio. Não base escolher o melhor sitio para comprar o seu peixe a sua carne, tem que ter atenção à forma o transporta até casa, ao tempo que leva a coloca-lo novamente no frio, e à forma como o prepara e conserva.

E quais os 5 passos para prepare um CARPACCIO?

1. É fundamental que o produto seja fresco, livre de espinhas, peles e gorduras não desejadas. Peixe ou Carne: Peça para lhe prepararem os filetes de peixe, e/ou para lhe limparem a peça de carne. Devem ser comprados num Talho ou Peixaria da sua máxima confiança, 

2. Já em casa, forre a mesa com papel de película aderente, coloque a peça de carne ou peixe ao centro, e enrole-a com a película – o resultado deve aparentar o de um ‘enchido’. Dobre as pontas e leve ao congelador por 24h.

3. Retire a peça do congelador, tire a película aderente da parte onde vai cortar.
E com a ajuda de uma fiambreira ou mandolina: Corte a peça em fatias finas.
Carne: até 2 cm de espessura.
Peixe: até 3 cm de espessura.

3. Disponha as fatias no prato, desde um extremo o outro, sobrepondo ponta sobre ponta.
Não se deverá ver nada da área de prato entre fatias.

4. Coloque os seus verdes, como os vegetais ou ervas frescas, a fruta, as especiarias e/ou outros ingredientes que queira adicionar. Espalhe sobre as finas fatias de carpaccio.

5. Prepare o molho à parte e espalhe-o sobre cada uma das finas fatias de carpaccio. Faça o mesmo com o moinho do sal. E sirva assim mesmo.

Espreite algumas das minhas receitas:

Siga uma das seguintes receitas e prepare um Carpaccio de Salmão,
um Carpaccio de Bacalhau ou um Carpaccio de novilho.

Boas receitas <3

5 comentários

Leave a Reply

%d bloggers like this: