Doces & Conservas

Receita. Doce de framboesa.

Hoje dou-vos a conhecer 2 receitas de Doce de Framboesa! Feitas praticamente com os mesmos ingredientes, mas com técnicas muito diferentes – uma delas é feita com os ingredientes a Cru e ganha consistência com a ajuda de sementes, e a outra vai ao lume para adoç.

Diferentes confeções

Doce de fruta (cru): trabalhamos com framboesas frescas que desfazendo grosseiramente com a ajuda de um garfo. Adicionamos suno de limão, mel e por fim sementes de chia – para trazer maior firmeza e consistência à receita.

Doce de fruta (cozinhado): trabalhamos com framboesas frescas que deixamos ferver em água numa panela. À medida que vai cozinhando vamos experimentando até encontrarmos o ponto – a doçura da fruta começa a sobressair à medida que vai cozinhando (quanto mais tempo cozinhar, mais doce fica, podendo nesta situação precisar de adicionar mais água para aumentar o tempo de cozedura e atingir assim o seu ponto). Quando estiver quase no ponto, e se achar necessário, adiciona um extra de adoçante natural (mel), e umas gotas de limão para equilíbrio de sabores.

Diferentes aplicações

Doce de fruta (cru): utilizo quando quero sentir a frescura da fruta – quase sempre! opto na maioria das vezes por utilizar como cobertura de um carpaccio de fruta, sobre as panquecas ou crepes da manhã, ou sobre um Bowl de fruta, como um Smoothie bowl.

Doce de fruta (cozinhado): utilizo para barrar fatias de pão, adiciono aos meus bowls de iogurte com fruta fresca, aos meus bowls de pudim de chia, ou de papa e de aveia. Distingo a utilizacão deste doce para cobertura de doces e bolachas, aqueles que podem ser conservados por mais tempo, e que precisam de maior firmeza. Ex: blatertarte.

Diferentes formas de conservação

Doce de fruta (cru): Para prolongar o tempo de conservação deve esterilizar o frasco, guardar o doce no interior e voltar a fechar. Guarde no frigorífico.

Doce de fruta (cozinhado): Para prolongar o tempo de conservação deve esterilizar o frasco, guardar no interior o doce (já arrefecido) e voltar a fechar. Para finalizar, volte colocar o frasco fechado a esterilizar por uns minutos. Guarde assim mesmo – no frigorífico ou na despensa.

Receita

Doce de fruta (cru)

Ingredientes:

  • 250 gr de framboesas frescas
  • Sumo de 1 limão pequeno
  • 2 c. sopa de mel
  • 3 c. sopa de chia.

Preparacão:

  • coloque as framboesas numa taça e desfaça-as grosseiramente com a ajuda de um garfo.
  • Adicione o suno de limão, o mel e por fim as sementes de chia.
  • Envolva muito bem, e guarde no frio, num frasco hermeticamente fechado e préviamente fervido.

Doce de fruta (cozinhado):

Ingredientes:

  • 250 gr de framboesas frescas
  • água até cobrir as framboesas
  • Sumo de 1/2 limão pequeno
  • 1 c. sopa de mel. Quantidades a acertar em conformidade com a doçura pretendida.

Preparação:

  • Começamos por colocar framboesas frescas a ferver em água numa panela – a doçura da fruta começa a sobressair à medida que vai cozinhando (quanto mais tempo cozinhar, mais doce fica, podendo nesta situação precisar de adicionar mais água para aumentar o tempo de cozedura e atingir assim o seu ponto).
  • Quando estiver quase no ponto, É se achar necessário, adicione um extra de adoçante natural (mel), e umas gotas de limão para equilíbrio de sabores.
  • Envolva muito bem, e guarde num frasco hermeticamente fechado e préviamente fervido. Pode voltar a ferver no final, para aumentar o tempo de conservação.

Boas receitas ❤

1 comentário

Leave a Reply

%d bloggers like this: