A sustentabilidade na cozinha: regras de ouro.

Ontem passei a tarde na Ikea, onde de norte a sul do pais, em todas as lojas, à mesma hora, abordámos o tema: Sustentabilidade.

Como não podia deixar de ser o meu foco foi na cozinha. Porque muito podemos mudar a partir das nossas boas escolhas, que começam no momento da compra e se seguem com a forma como confeccionamos, potenciamos e conservamos os nossos ingredientes. #zerowaste

Espreite em baixo algumas medidas que pode implementar, porque a partir de NOSSA CASA e de pequenas ajustes no nosso dia a dia, todos podemos ajudar nesta luta que é NOSSA.

⚠️ Regras de ouro ⚠️

🍃 Vamos ser conscientes no ACTO DA COMPRA e ESCOLHER PRODUTOS GERADOS PELA NATUREZA!

Sabia que se escolher ingredientes FRESCOS, LOCAIS e da ESTAÇÃO, está a estimular o comercio local, a reduzir a enegia necessária para a transformação dos alimentos, a pegada carbonica para o seu transporte e as embalagens para a sua conservação?

Escolha bem. Escolha com #qualidade 😉

🍃 Vamos CONFECIONA-LOS em nossas casas. É tão importante aprendermos a aproveitar e potenciar todas as partes do ingrediente. Se consome o ananás, aproveite por ex. as cascas para uma água aromatizada.

🍃 Vamos POTENCIA-LOS da melhor forma. Adaptar a utilizacão dos ingredientes aos seus “estágios” de vida. Uma banana ou uma maçã podem parecer maduras demais para comer “á dentada”, mas estarão perfeitas para serem utilizadas numa sobremesa – utilize-as como o seu adoçante natural!

🍃 Vamos CONSERVA-LOS adequadamente. Colocar os ingredientes de menor validade na frente (Fifo), trabalhar com prateleiras abertas (para saber sempre o que tem disponível) e claro, ajudar a estimular a criatividade.. é assim que nascem as melhores receitas! Lembre-se que ingredientes frescos podem ser congelados. E que pode escrever nos seus frascos (reutilizáveis) a caneta lavável!

Cada boa escolha irá contribuir para a sua SAÚDE ❤ e para a SUSTENTABILIDADE do nosso planeta 🍃

Todos podemos ajudar nesta luta que é NOSSA. Obrigada à @ikeaportugal por me ter convidado a estar presente numa iniciativa tão importante. Adorei!