Na cozinha

Os MUST HAVE na SUA cozinha!

Para preparamos o maior número de refeições em casa, tirando o maior proveito de todod os ingredientes, deixo aquela lista de materiais imprescindíveis na minha/vossa cozinha.

Para preparamos o maior número de refeições em casa, tirando o maior proveito de todod os ingredientes, deixo aquela lista de materiais imprescindíveis na minha/vossa cozinha.

Liquidificador: o liquidificar de alimentos é a maquina mais eficaz para trabalhar ingredientes líquidos – frescos ou congelados. Opte por uma liquidificadora potente, com uma base adequada ao tamanho da sua familia. Quando a base é muito grande, precisamos de uma quantidade maior de ingredientes para que funcione adequedamente, acabando por vezes por deperdicar parte do preparado e desmotivar para futuras utilizações.

Processador/triturador: o processador de alimentos é a maquina mais eficaz para trabalhar ingredientes secos e naturais sem precisar de adicionar líquidos. Perfeito para fazer por exemplo manteiga de amendoim, caju ou amêndoa! ou por ex. para o meu salame, onde não quero que os cereais virem farinha.

Pode optar por uma Bimby, Yammi, Monsieur Cuisine, ou Kenwood que fazem esta dupla função – liquidificador/processador/. Mas atenção à potência que pode ser excessiva para a intencão da receita e poderá ter que adaptar alguns passos da mesma.

Copos Medidores:
(Chávenas = Cup) – Quando lê chávena ou taça numa receita minha deve ler “CUP”.
O Cup é a medida universal que mede os ingredientes em ml (tanto utilizado para ingredientes líquidos como sólidos). Utilizo sempre o cup como utensilio base e referência para todas as minhas receitas. Dá para medidas exactas sem precisar de balança – e eu não gosto de depender de uma balança. Utilizo o mesmo cup para solidos e liquidos – sabendo que as quantidades, são completamente diferentes quando trabalhamos com gramas – 1 cup de açucar não é igual a 1 cup de farinha, que não é igual a 1 cup de leite.

Medidas universais:
• 1 cup (1 chávena) – 250ml
• (1/2 chávena) – 125ml
• 1/3 cup (1/3 chávena) – 80ml
• 1/4 cup (1/4 chávena) – 60ml
O que fazer para facilitar a sua vida: Selecione uma chávena de 250 ml em sua casa e utilize sempre como referencia para todos os ingredientes que referem CUP. Seja liquido ou seco.

Colheres Medidoras:
(Colher = Tbsp) – Quando lê colher numa receita minha deve ler TBSP – e se não tiver uma colher medidora, deverá ser sempre uma colher rasa.
Dá para medidas exactas sem precisar de balança. E eu utilizo sempre as colheres medidoras como utensilio base e referência para todas as receitas.

Medidas universais:
1 tbsp (1 colher de sopa) – 15ml
• 1 tsp (1 colher de chá) – 5ml
• 1/2 tsp (1/2 colher de chá) – 2.5ml
• 1/4 tsp (1/4 de colher de chá) – 1.25ml

Mandolina: Utilizo para tudo o que precisa de ser fatiado ou cortado uniforme, como por exemplo no caso de um carapaccio de fruta, cujas fatias precisam de ser rodelas bem finas, para fatiar vegetais ou cortar legumes. Dependendo da mandolina, utilizo também para cortar peixe, carne e marisco congelado.

Tábua de corte: Uma tábua pesada e consistente, que não saia do local quando estamos a cortar. De preferência grande para poder ir cortando diferentes tipos de fruta, em diferentes zonas da tabua, sem precisar de a estar a levar constantemente.

Boas facas: É imprescindível ter uma boa faca para cortar com rigor e firmeza. Evite cortar com facas más, para não se demotivar, e tente afia-las uma vez por semana.

Formas: Como a maioria das vezes utilizo para a congelação, dou preferência às formas de silicone, por serem mais faceis de desenformar. Tenho em diferentes tamanhos, e de diferentes formatos, que adequo ao tipo de doce que quero fazer e servir.

Saco pasteleiro: É imprescndivel para darmos vida aos purés no caso de um poke bowl, ou aos topings nos smoothie bowsl ou sobremesas.

Argolas (aros de metal): Se quer montar um bonito e elegante tártaro pefeito esta peça não deve faltar na sua cozinha. Existem vários tamanhos, utilize em conformidade com o tártaro que vai servir. Se forem miniaturas utilize os de 5 cm de diametro, se for uma sobremesa grande utilize os que são normalmente utilizados para doces.

Desidratador: pouco menor que um forno, trabalha a baixas temperaturas e não interfer por isso com o valor nutricional e as enzimas dos alimentos. Faz a função de um forno quando falamos em comida crua. Utilizo muito cá em casa, mas neste livro, uma vez que temos poucos ingredientes cozinhados e são poucas as pessoas com desidratadoras em casa, apresento sempre a solução de forno.

Espirilizador: Traz alegria à minha cozinha e inspira as minhas receitas. Utilizo particularmente para cortar legumes e fruta em esparguete.

Panelas e Frigideiras anti-aderente: Utilizo muito para saltear sementes, cereais e legumes. Esta frigideira é importante para não deixar queimar os ingredientes e cozinhar sem “gordura” extra.

Frigorifico e Congelador: Gosto de produtos frescos e sazonais, e muitas vezes não posso ir no próprio dia às compras. Ter um congelador espaçoso ajuda nestas ocasiões, uma vez que me permite trabalhar as peças e congela-las ainda frescas, podendo utiliza-las em qualquer ocasião.

Frascos: Tenho frascos de todos os tamanhos e feitios, onde coloco os meus frutos secos, sementes, cereais e farinhas. São fundamentais para que me oriente na cozinha e possa dar asas à minha criatividade. Uma optima opção é guardar os frascos de vidro dos iogurtes ou das conservas.

Taças fundas: para servirmos os “bowls” é fundamental que o prato tenha profundidade para que não existam limitações à quatidade de liquido e possamos ainda cobrir com os topings de fruta fresca e as granolas, sem o risco de sair tudo por fora quando utilizarmos a colher.

Outros utensílios: Vara de arames, Salazar (para rapa taxos e para cozinhar); Colheres de pau e espátulas de vários tamanhos; Pinças (de decoracão e para tirar as espinhas do peixe) e descascador de legumes, fundamental para evitar desperdícios.

E porque o mais importante é comermos com consciencia e com o proposito de nutrirmos o nosso corpo as receitas que encontra aqui no blogue, são adequadas atodos os momentos passados à mesa: desde os pequenos almoços, aos lanches, às refeições e sobremesas saudáveis.

Leave a Reply

%d bloggers like this: