Ao criar este novo separador, é para mim importante explicar que tenho 2 tipos de sopas cá em casa, e que a minha ideia é ir partilhando aquelas que vou fazendo.
Cem todas as minhas partilhas tento sempre que refletir o meu dia a dia. E prometo que vou começar a ser mais presente por aqui :))
Para começar é importante partilhar a forma como distingo as minhas sopas:
- as SOPAS que antecedem um 2º prato. Para estas sopas utilizo apenas 4 ingredientes – gosto de variar tanto na cor como no sabor! e começo por saltear os legumes em azeite! São sopas leves, cozidas em água e com pouca sobreposição de sabores/ingredientes – a ideia não é que lutem entre si, mas que se complementem nutricionalmente. E por fim, queremos destacar um ingrediente (queremos 1 estrela por hoje, e amanhã procuramos outra!). No final, e apenas quando sirvo, adiciono sempre um fio de azeite virgem extra!
- as SOPAS refeição. Tenho feito algumas destas ultimamente – naqueles dias em que quero evitar digestões longas e quero garantir uma noite bem dormida. Dias estes em que opto por comer apenas vegetais, sementes e frutos secos (frutos, cremes e e leites vegetais), e conforme a necessidade (do meu corpo) adiciono ou não as especiarias! No fim, nunca falta um fio de azeite virgem extra.
Regra de ouro: Não cozinhem os vossos ingredientes mais de 15 minutos, a sopa não precisa de ficar ao lume por longas horas.. perde nutriente (e sabor) e não é esse o propósito! O que queremos é alimentar e nutrir o nosso corpo dando-lhe uma refeição completa – e quando é o caso, uma boa noite de sono!
Esperem por novas dicas, que vou partilhando nas próximas receitas de sopas 💚
A Sopa é considerada como sendo talvez o prato mais antigo do mundo, havendo indícios deste tipo de refeição mesmo antes da descoberta do fogo. Sendo na altura os alimentos apenas triturados em água, e preparados em cestos de palha vedados com betume (EUA) ou em potes de cerâmica (Túrquia). Saiba mais aqui.