A 2ª feira tem que ser `light´.
Hoje passei bem cedinho pela padaria e comprei pão fresco. Foi uma alegria quando cheguei a casa e ainda vinha quentinho… foi tudo directo para a mesa já com a intenção de me apressarem na cozinha – queriam o pequeno almoço! É tão bom quando logo pela manhã se ouvem gargalhadas felizes: à mesa.
Mas lembrei-me do pão, porque hoje ao almoço servi um belíssimo Carpaccio de Novilho, com pão fresco, regado em azeite e com uma pitada de flor de sal. Um toque tão simples, mas que tornou tudo tão especial!
A 2ª feira, que normalmente sucede um fim de semana gastronómico, tento sempre que as refeições sejam bem “light” – o que me dá um grande gozo! torna tudo muito mais desafiante na cozinha. E desta vez apostei num toque à Italiana – fui até à Sicilia e trouxe um pouco de tomate seco – que desidratado a baixa temperatura mantém as propriedades naturais do tomate, muito rico em vitaminas e minerais. Uma excelente opção, que dizem ter “nascido” sobre as pedras das varandas nas casas no sul da Italia, onde as mulheres deixavam a secar o tomate para lhe dar mais sabor, apurar as suas propriedades e aumentar o seu tempo de conserva.
Prepare em poucos minutos o Carpaccio de Novilho, adicionando-lhe um pouco de salada ibérica e cebola roxa. No final regue o Carpaccio em movimentos circulares, desde a ponta até ao centro. Utilize azeite virgem extra e vinagre balsâmico. Coloque uma pitada de flor de sal. A este Carpaccio pode sempre adicionar um pouco de parmesão cortado em lascas.
Ingredientes:
100 gr de carpaccio de Novilho
30 gr de salada
20 gr de cebola roxa
30 gr de tomate seco
20 gr de parmesão
Azeite, vinagre balsâmico e flor de sal q.b.
Uma receita super simples e uma delícia!
>> Créditos imagem: Cru com pinta