Obrigada por estar aqui comigo.
Iniciei o Cru com Pinta em 2014 e reflecte o meu estilo de vida e a minha incessante busca pela saúde através da essência do alimento. Bem vindos ao meu mundo. Acima de tudo, sou uma apaixonada pela cozinha natural e espero conseguir contagiar-vos.
Fascinada pelas experiências da vida, vivi em Itália e em Nova Iorque, e hoje alimento a grande paixão pela culinária. Esta minha preocupação e gosto pela culinária foram resultado de uma necessidade de mudança. O que tento espelhar é isso mesmo – uma busca pelo equilíbrio através da alimentação. Foi assim que me apaixonei pelo mundo da comida “crua”, isto é ao “natural” livre de ingredientes inflamatórios tão presentes na alimentação moderna.
A minha filosofia
A filosofia do Cru com Pinta desde o dia em que nasceu é: Faz da tua comida o teu melhor remédio. Motivo pelo qual em todas as minhas receitas, o meu foco é aliar SAÚDE, NUTRIÇÃO e SABOR.
O meu percurso
Abri em Janeiro de 2014 o meu restaurante – A Carpacceria. Em Junho de 2015 nasceu o Cru Com Pinta. Mas 2016 foi O ano! Queria tanto contagiar-vos e chegar às vossas cozinhas, que lancei o meu 1º livro – Cru. Carpaccios, Tártaros e Ceviches. Iniciei uma vaga de Workshops com mais de 30 edições nesse mesmo ano, e dei inicio ao Catering Cru. Outras formas de estar mais perto! porque os almoços, brunchs, cocktails, em casa ou no local de trabalho… também podem ser momentos saudáveis!
Neste mesmo ano voltei aos estudos – fiz em Londres o “Nutrition For Everyday Living” no College of Naturopathic Medicine. No final de 2017 abri a minha cozinha – a Cru Kitchen. Terminei em Janeiro de 2018 o curso de Health Coach pelo Institute For Integrative Nutrition em Nova Iorque, e certifiquei-me posteriormente pelo Plant Lab Culinary do Chef Mattew Kenney. Em 2022 certifiquei-me como Coach Nutrição Funcional no Mind Body Green.



O meu trabalho tem um único propósito:
Mostrar como pode ser simples e bom ter um estilo de vida saudável, e o que a comida no seu estado mais natural pode fazer por nós.
A minha alimentação
Tudo começou quando em 2010 fiquei doente, e fui obrigada a procurar um caminho. Mal sabia (e que sorte minha!) que ia ter de volta a minha saúde mas também uma alegria imensa! Que mudança grande .. hoje, sou cozinheira por paixão. O meu trabalho começa na escolha do alimento, e revela-se na sua forma de confecção.
A minha forma de olhar para a alimentação mudou-me tanto, ao ponto de com ela mudar toda a minha vida. Precisamos de nos conectar com a natureza, trazer de volta a tradição e técnicas ancestrais, beneficiar das diferenças culturais, procurar o equilíbrio. E tudo isto pode e deve estar no nosso prato! Quero e procuro o alimento como ele é de verdade e é tão simples quanto isto. Costumo dizer que, se a nossa tinha este ou aquele alimento na sua mesa, então é esse mesmo que nós queremos.
Hoje, como porque me sabe bem e porque me faz bem! Percebi que existem alimentos que o meu corpo não tolera, e que tenho por isso uma limitação. Uma limitação que se tornou uma força interior, e me fez perceber a importância do alimento – tem que ser nutritivo e dar-me a energia que preciso.
E como é que o consegui fazer? Comecei por olhar de dentro para fora, isto é aprendi a ler e a conhecer o meu corpo (acreditem é tarefa difícil e é preciso muito foco e empenho). E isso implicou uma mudança alimentar:
- Retirei do meu dia-a-dia os alimentos que me causam inflamação, e foquei-me em trazer aqueles que me fazem bem.
- Opto sempre que possível pelos ingredientes no seu estado mais natural – produtos integrais e biológicos, de preferência locais e da estação, e que passaram pelo menor processo de transformação.
- Dou especial importância à confecção para evitar perder valor nutricional.
- Procuro uma alimentação completa e equilibrada, tirando e potenciando o melhor de cada ingrediente.
- Introduzi os alimentos que fortalecem o sistema imunitário, como os anti-inflamatórios naturais, bem presentes nos alimentos com que cresci, e cujas propriedades são incríveis.
Quanto aquela eterna questão – é para sempre? podemos fazer asneiras?
“O grande problema não está no que comemos de vez em quando, mas sim no que comemos a maioria das vezes” uma frase que me marcou mal iniciei o meu curso como Health Coach com Joshua Rosenthal, fundador e diretor do Institute of Integrative Nutrition, e que se tornou a “regra” cá de casa. É fundamental aprendermos a gerir o dia-a-dia, não entrando em extremos – porque os extremos tocam-se, e rapidamente deitamos a perder uma caminha de vital importância. Aprender a ler o nosso corpo e tratar dele é uma missão que temos para a vida, e devemos faze-la com consciencia, serenidade e muita cautela. E se temos filhos temos que aprender a lê-los também, ajudá-los a traçarem o seu próprio caminho e a escolherem bem.
Todos queremos seguir uma determinada dieta, mas a grande verdade é que cada um deve aprender a conhecer o seu corpo, tentando compreendê-lo em cada fase da vida, e dando-lhe aquilo que precisa para viver com o melhor de si. Eu não tenho uma dieta, tenho sim todo um novo estilo de vida, onde entra apenas os alimentos que de facto me alimentam.
Os meus livros
O meu primeiro Livro – Cru. Carpaccio, Tártaros e Ceviches é um exemplo perfeito do que tento fazer no meu dia a dia. Aliar os crus aos cozinhados, com a simples missão de ter uma alimentação rica em nutrientes, de fácil digestão e que me dê toda a energia que preciso para o meu dia. O complemento perfeito entre o cru e o cozinhado, onde integro produtos animais, vegetais, fruta, sementes, grãos e cereais.
Acabo de lançar o meu 2º livro – Cru. A Sua Saúde numa Taça. Um livro pensado para um dia a dia saudável de pessoas ativas, este livro junta receitas simples com ingredientes comuns e o menos transformados possível. Quase como que acabados de pescar ou colher da horta e trabalhados de uma forma natural e simples. Com receitas maioritariamente cruas, mas também com ingredientes cozinhados, junta os ingredientes que eu mais gosto e todas as lições que fui aprendendo ao longo da minha vida. Um estilo de cozinha que adoro, com receitas que nos trazem mais energia e vitalidade, e que nos permitem viver por mais tempo e com o melhor de nós. São um total de 110 receitas simples e saudáveis para todos os dias servidas numa taça: Um bowl. Porque, quando comemos, o nosso maior propósito é alimentar o nosso corpo, a essência deste livro está em equilibrar e trazer para a mesa verdadeiras taças de «saúde». Maioritariamente cruas, estas taças contêm ingredientes completos, nutritivos e criteriosamente escolhidos, nos quais podemos apreciar o que a natureza tem de melhor e na sua forma mais pura.
As minhas receitas.
Estas receitas são trabalhadas e criadas por mim na minha cozinha, fruto de inspiração e conhecimentos que vou adquirindo nos meus mais variados tipos de cursos, nas horas que passo a ver programas de televisão, e nas redes que nos levam em poucos minutos ao que se faz de melhor nos vários cantos do mundo.
O meu grande foco é criar receitas com os ingredientes no seu estado mais natural, tentando que saibam ainda melhor do que aquelas que conheço desde pequenina. Um desafio imenso! e super gratificante.