Culinária Tradicional Pratos quentes

Receitas. Bacalhau em cama de batata, brócolos salteados e broa de milho.

Sempre achei que a tradição deve ser mantida! E trabalho para que as minhas receitas se aproximem dos sabores, das lembranças e histórias da minha vida.

Bacalhau da Noruega em cama de batata, brócolos salteados e broa de milho. É a sugestão que vos deixo para uma consoada cheia de Pinta ❤

Sempre achei que a tradição deve ser mantida! E trabalho para que as minhas receitas se aproximem dos sabores, das lembranças e histórias da minha vida. Bacalhau faz parte da minha Historia de Natal. Da nossa História. 

Deixo-vos por isso uma receita especial. 


Receita 📃

• Ingredientes: 
2 lombos de Bacalhau da Noruega
100 gr de brócolos baby 
6 batatas brancas pequenas 
1 dente de alho
3 fatias de broa de milho
12 c. Sopa de Azeite Biológico
6 rodelas de malagueta fresca
Pedaço de 2×2 de gengibre
2 c. Chá de flor de sal 

• Preparação:  
1. Descasque e corte as batatas com a espessura de 3 mm – utilize uma boa faca ou a ajuda de uma mandolina. 
2. Leve as de seguida ao lume, apenas em azeite. Deixe cerca de 3 minutos e vire-as com a ajuda de uma pinça de cozinha. A meio do processo, adicione a flor de sal e coloque a tampa, para ajudar a que fiquem no ponto no interior e bem salteadas no exterior. 
3. Salteie os brócolos por 5 minutos em azeite, alho e malagueta picados, flor de sal e gengibre fresco ralado. 
4. Descongele totalmente o bacalhau e coloque ao lume, em azeite, também com tampa por 5 minutos – as lascas devem ficar perfeitas e para que assim seja o bacalhau deverá ficar mais branco, mas deve ser nítida a sua humidade. Se ficar demasiado seco não vai conseguir que as lascas fiquem perfeitas.
5. Corte 3 fatias de broa de milho, e volte a cortar até que resultem pequenos cubos. Leve ao lume em azeite, adicione flor de sal e deixe que fiquem bem crocantes . 
6. Coloque o aro de metal com a largura de 10/12 cm ao centro do prato. De seguida coloque uma primeira camada de brócolos salteados, uma segunda camada de finas fatias de batatas, e por fim uma terceira camada com as lascas de Bacalhau da Noruega. Termine com os pedaços de broa de milho, regue com um fio de azeite e está pronto para servir.  
7. Esta receita serve 2 pratos, e deverá por isso voltar a repetir o processo de empratamento mais uma vez.  

Boas receitas ❤

Leave a Reply

%d bloggers like this: