Pão e tostas

Receita. A minha Focáccia.

Hoje partilho convosco a minha receita base da Focáccia, que transformo e adapto ao selecionar diferentes toppings Na verdade, não há nada como termos os nossos MUST HAVE em casa. Depois, é abrir o frigorífico ou a despensa e deixar que a inspiração nos leve a porto seguro.

Hoje partilho convosco a minha receita base da Focáccia, que transformo e adapto ao selecionar diferentes toppings

Na verdade, não há nada como termos os nossos MUST HAVE em casa. Depois, é abrir o frigorífico ou a despensa e deixar que a inspiração nos leve a porto seguro.

Esta focáccia é de alho, tomate e oregãos.

Ingredientes:
350 gr. farinha de arroz integral

250 ml de água morna
20 gr de psyllium
400 ml de água morna
11 gr de fermento padeiro
20 gr de açúcar de coco ou mascavado
2 c. Sopa de azeite virgem extra.
1 c. chá de sal grosso
1 c. chá de sal oregãos

Preparação:
1. Coloque numa taça a farinha de arroz e o sal grosso.
2. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade água morna referida nos ingredientes, o açúcar e o fermento. Envolva bem e reserve por 10 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa.
3. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade de água morna referida nos ingredientes e o psyllium e deixe ativar por 2 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa. Atenção: o PSYLLIUM é fundamental para o sucesso desta receita e tem que ser precisamente ativado em água morna antes de adicionado aos secos. Não pode ser substituído por nenhum outro ingrediente.
4. Junte o azeite e o ovo aos ingredientes líquidos.
5. Envolva todos os ingredientes e amasse. Até a massa ganhar a consistência desejada. 
Atenção: esta massa deve ser de consistência húmida.
6. Coloque numa taça de vidro untada em azeite. Tape com película aderente e reserve até duplicar o tamanho – cerca de 1 hora.
7. Retire da taça, coloque num tabuleiro para ir ao forno e cubra com película aderente para ajudar a esticar a massa. – até 1 cm de altura. Ainda com a película faça pequenos furos com a ponta dos dedos. Retire a película, pincele com azeite, salpique com sal e oregãos. 
8. Leva ao forno por 30 minutos a 200⁰. Atenção: o forno deve estar pré-aquecido a 200⁰ cerca de 10 minutos antes de colocar o pão.

Sugestões de topping:
1. Azeite, sal e órgãos ( ou outra especiaria com o alecrim ou ou tomilho)
2. Azeite, sal, oregãos e alho picado.
3. Azeite, molho pesto, manjericão e tomate cherry cortado
4. Azeite, sal, tomate seco em pedaços e alecrim.

Leave a Reply

%d bloggers like this: