Receita. A minha Granola de todos os dias.

Esta granola é feita com flocos de cereais integrais, cereais tufados, sal, sementes, azeite, sal e mel. Uma receita simples e que pode ser alterada de acordo com o que temos em casa. O que acham de se aventurem este fim de semana pela cozinha? Preparem a granola da semana e facilitem a vossa vida e dinâmica familiar.

São tantas as variantes de granola que aqui no site podem escolher uma de muitas receitas! O mais importante é que os cereais sejam integrais, o adoçante de preferência da própria fruta, (mas as opções são muitas e o importante é que seja inteiro, e o mais próximo possível do seu estado mais natural). As sementes e os frutos secos? Os que quisermos. A gordura? Adoro azeite! Sempre virgem extra e prensado a frio. Português que é português faz sempre esta boa escolha. O óleo de coco aqui também pode ser uma boa opção.

Receita ♡

* Ingredientes:

  • 1 taça de flocos de cereais integrais (aveia, trigo sarraceno ou quinoa)
  • 1 taça de sementes (sésamo, girassol, abóbora e/ou linhaça, ..)
  • 1 taça de cereais tufados (quinoa ou arroz)
  • 1/3 taça de azeite
  • 1/3 taça de mel
  • 1/3 taça de tahini (manteiga de sesamo)
  • 1 pitada de flor de sal

* Preparação:

Comece por colocar os ingredientes secos numa taça e os líquidos numa outra. Envolva-os separadamente e junte tudo. Coloque de seguida no tabuleiro do forno sobre papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. Deixe cerca de 30/40 minutos no máximo a 160º (⁰lmas pode variar de acordo com o forno). Vá mexendo (minimo 2 vezes) e retire do forno quando começar a dourar.

Notas importantes:

. Quando retirar do forno, deixe arrefecer – em poucos minutos vai ficar bem crocante.

. Coloque-a, completamente fria, num frasco bem fechado, e vá utilizando ao longo da semana.

. A granola só pode ser guardada completamente fria, caso contrário fica mole quando voltar a abrir o frasco para a consumir.


. Se a deixar amolecer, não a deite fora… volte a aquecer no forno até ganhar crocância novamente.

Experimente servi-la com iogurte, com fruta fresca, em bowls de fruta, envolvida em saladas, ou simplesmente numa taça … como se fossem “pipocas” a acompanhar um bom filme!  



Espreite outra receitas de granola aqui:

Granola de Agave e Gengibre
Granola de Goji e chia
Granola Laranja e Canela
Granola de Cacau e Mel 

,

Leave a Reply

Discover more from cru com pinta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading