Tenho testado receitas com inúmeras farinhas, com maior ou menor fermentação, mais ou menos água, adição de gordura ou acidez! Em tacho fechado ou em forma aberta. E podiamos falar sobre muitas outras trocas e experiências que tenho vindo a fazer por aqui. Finalmente tenho a minha receita de pão de aveia!
Experimentem e contem-me tudo.
Ingredientes:
200 gr. farinha de aveia integral
150 gr de farinha arroz integral
125 gr de fécula de batata
1 c. chá de sal grosso
–
250 ml de água morna
20 gr de psyllium
–
150 ml de água morna
11 gr de fermento padeiro
20 gr de açúcar de coco ou mascavado
–
1 c. chá de vinagre de vinho branco ( ou 3 horas de limão).
Preparação:
1. Coloque numa taça a farinha de arroz, a farinha de aveia, o sal grosso e a fécula de batata.
2. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade àgua morna referida nos ingredientes, o açúcar e o fermento. Envolva bem e reserve por 10 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa.
3. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade de àgua morna referida nos ingredientes e o psyllium e deixe ativar por 2 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa. Atenção: o PSYLLIUM é fundamental para o sucesso desta receita e tem que ser precisamente ativado em água morna antes de adicionado aos secos. Não pode ser substituído por nenhum outro ingrediente.
4. Junte o sumo de limão aos ingredientes liquidos.
5. Envolva todos os ingredientes e amasse. Até a massa ganhar a concistencia desejada e não pegar às mãos.
6. Coloque numa taça de vidro untada em azeite. Tape com película aderente e reserve até duplicar o tamanho – cerca de 1 hora.
7. Retire da taça, coloque num tacho com tampa e leve ao forno por 1h a 200⁰. Atenção: o forno deve estar pré-aquecido a 200⁰ 30 minutos antes de colocar o pão.
Boas receitas ❤
Espero que gostem e contem-me tudo!!!
Leave a Reply