Pão e tostas

Receita. Pão de aveia.

Tenho testado receitas com inúmeras farinhas, com maior ou menor fermentação, mais ou menos água, adição de gordura ou acidez! Em tacho fechado ou em forma aberta. E podiamos falar sobre muitas outras trocas e experiências que tenho vindo a fazer por aqui. Finalmente tenho a minha receita de pão de aveia!

Experimentem e contem-me tudo.

Ingredientes:

200 gr. farinha de aveia integral
150 gr de farinha arroz integral
125 gr de fécula de batata
1 c. chá de sal grosso

250 ml de água morna
20 gr de psyllium

150 ml de água morna
11 gr de fermento padeiro
20 gr de açúcar de coco ou mascavado

1 c. chá de vinagre de vinho branco ( ou 3 horas de limão).

Preparação:

1. Coloque numa taça a farinha de arroz, a farinha de aveia, o sal grosso e a fécula de batata.
2. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade àgua morna referida nos ingredientes, o açúcar e o fermento. Envolva bem e reserve por 10 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa.
3. Coloque numa outra taça (de vidro) a quantidade de àgua morna referida nos ingredientes e o psyllium e deixe ativar por 2 minutos – ou até obter uma consistência gelatinosa. Atenção: o PSYLLIUM é fundamental para o sucesso desta receita e tem que ser precisamente ativado em água morna antes de adicionado aos secos. Não pode ser substituído por nenhum outro ingrediente.
4. Junte o sumo de limão aos ingredientes liquidos.
5. Envolva todos os ingredientes e amasse. Até a massa ganhar a concistencia desejada e não pegar às mãos.
6. Coloque numa taça de vidro untada em azeite. Tape com película aderente e reserve até duplicar o tamanho – cerca de 1 hora.
7. Retire da taça, coloque num tacho com tampa e leve ao forno por 1h a 200⁰. Atenção: o forno deve estar pré-aquecido a 200⁰ 30 minutos antes de colocar o pão.

Boas receitas ❤

Espero que gostem e contem-me tudo!!!

Leave a Reply

%d bloggers like this: