Um bocadinho de tudo! e muito de nada.
Esta é a minha meta! Mas por vezes precisamos de umas paragens pelo caminho para chegar ao destino. E fruto da alimentação moderna, e da quantidade de asneiras que ingerimos tantas vezes ao dia .. é necessária para muitos uma mudança de fundo! E nestes casos vamos começar por limpar e desintoxicar o organismo! E claro: nutrir!
Sabe que 70% DO SISTEMA IMUNITÁRIO está em torno do nosso INTESTINO? E que é fundamental o EQUILÍBRIO no nossos MICROBIOMA para nos sentirmos com toda a nossa energia? Alguma vez lhe falaram no EIXO INTESTINO / CÉREBRO? pois é ..
INTESTINO FELIZ = CÉREBRO FELIZ.
num próximo post falo um bocadinho mais sobre o tema. por hoje vamos focar-nos no reforço do sistema imunitário através da alimentação nas simples rotinas do dia dia.
E é por isto que tanto defendo uma alimentação de qualidade, como ponto de partida para o reforço o meu sistema imunitário!
A comida é informação.
A comida é o nosso melhor remédio.
(aliado a exercício, rotinas de sono, e tantas outras coisas necessárias para equilibrar nas nossas vidas).
E quais devem ser as minhas escolhas:
O grande foco vai para os vegetais (todos, mas com prioridade para os verdes escuros) e muita fruta (apostem nos citrinos -vitamina C) e naqueles que têm mais cores (têm mais antioxidantes). Reforçem as raízes (como gengibre e curcuma), ervas frescas e especiarias. Frutos secos e sementes (todos os dias!). Leguminosas (prefiram as secas, com mais durabilidade, sem conservantes … demolhem durante 24h e deitem a água fora). Carne, peixe, ovos, e cereais integrais (inteiros, mais completos e com todo o seu valor nutricional optem pela variedade – de aveia, trigo sarraceno, quinoa (pseudo-cereal), centeio, cevada, kamut, arroz,….
Reforcem os FERMENTADOS (iogurtes, kefir, chucrute, kombucha, kimchi – cheios de proibiticos que reforçam o nosso aparelho digestivo! Cheios de bactérias boas – ricos em vitalidade e enzimas digestivas que facilitam a digestão e assimilação dos nutrientes pelo corpo. Podem optar por tomar proibiticos (nós temos uma alimentação otima cá em casa e estamos todos a tomar! Adultos e crianças (a concha é a única que não))
O pão também é um fermentado importante, MAS se escolhido com qualidade (de fermentação longa e grãos integrais e biológicos).
O importante é aprender a escolher com consciência – dando sempre preferência ao que está inteiro (como Deus trouxe ao mundo).
Evitem o trigo moderno, os açúcares brancos, os laticínios, e claro os produtos industrializados de fraca qualidade (cheios de conservantes, corantes, oleos vegetais refinados, cereais refinados, açúcares refinados e muitas vezes glúten adicionado… entre tantas outras coisas.
Aquele “truque” nas compras:
Se imaginarmos o CARRINHO DE COMPRAS quando vamos ao Super Mercado este deve ser composto da seguinte forma:
90% deve ser composto por ingredientes frescos (Vegetais, leguminosas, tubérculos, raizes, ervas frescas, fruta, carne, peixe, ovos), integrais (leguminosas secas, cereais, frutos secos, sementes) e que tenham passado pelo menor processo de transformação, de preferência biológicos e/ou de animais de pasto/selvagens. E
10% pode ser composto pelos embalados – e a escolha aqui deve incidir nos menos processados / transformados, e que tenha o menor numero de ingredientes na etiqueta!
A congelação!
Congelem quando o ingredientes está no auge da sua qualidade.
Comprem legumes e fruta frescos, descasquem, trabalhem-nos e congelem – todas as frutas e vegetais podem ser utilizados para sopas, caldos, sumos, batidos, refogados, .
Façam o mesmo com a carne e com o peixe! e em relação ás leguminosas, cereais e frutos secos demolhados/cozidos? façam o mesmo!
Os secos?
Optem por comprar secos em vez de conservas (apesar de boas se bem conservadas e ao natural). os frutos secos, as sementes, as leguminosas secas e as sementes depois de abertas devem ser fechadas hermeticamente (frascos). Frutos secos e leguminosas podem ser demolhadas e ter varias aplicações e podem ser congelados depois de demolhadas, facilitando a cozinha do dia a dia.
Acompanhem a página. Vou publicando dicas e receitas para vossa inspiração. Espero conseguir continuar a ajudar ❤