Receitas cruas

Reforço do sistema imunitário. Que alimentos escolher?

Reforçar o sistema imunitário! É sempre fundamental, e tem sido o meu trabalho nos últimos anos. E que agora partilho convosco mais do que nunca.. Precisamos de estar no nosso melhor para combatermos a chegada do virus.

O foco como sempre é o NUTRIENTE – alimentar bem o nosso corpo. Acabar com a alimentação inflamatória! não comer o que faz mal e nos inflama! e meter a nossa máquina na sua plenitude – com toda a sua energia e vitalidade.

Como reforcar o sistema através da alimentação:

Comam vegetais (todos, mas com prioridade para os verdes escuros) e muita fruta (apostem nos citrinos -vitamina C) e naqueles que têm mais cores (têm mais antioxidantes). Reforçem as raízes (como gengibre e curcuma), ervas frescas e especiarias. Muitos frutos secos e sementes (todos os dias!!). Leguminosas (prefiram as secas, com mais durabilidade, sem conservantes … demolhem durante 24h e deitem a água fora). Carne, peixe, ovos, e cereais integrais (inteiros, mais completos e com todo o seu valor nutricional. Escolham cereais integrais como aveia, trigo sarraceno, quinoa (pseudo-cereal), centeio, cevada, kamut, arroz,….

Retirem os produtos ultraprocesados (cheios de conservantes, corantes, oleos vegetais refinados, cereais refinados (trigo sempre!) acúçares refinados e muitas vezes glúten adicionado… entre tantas outras coisas).

Retirem também o trigo moderno, os açúcares brancos e os laticínios! Eu retiro também assumidamente o glúten (trigo, centeio e cevada) e quem tem questões auto imunes acredito que seja uma grande ajuda.

Reforçem os fermentados (iogurtes, kefir, chucrute, kombucha, kimchi – cheios de proibiticos que reforçam o nosso aparelho digestivo! Cheios de bactérias boas – ricos em vitalidade e enzimas digestivas que facilitam a digestão e assimilação dos nutrientes pelo corpo. Podem optar por tomar proibiticos (nós temos uma alimentação otima cá em casa e estamos todos a tomar! Adultos e crianças (a concha é a única que não))

O pão também é um fermentado importante, mas se escolhido com qualidade (de fermentação longa e grãos integrais e biologicos)) – atenção nesta fase de contaminação à escolha do pão.

O importante é escolher ingredientes no seu estado mais natural e integrais (como Deus trouxe ao mundo) – e transforma-los em nossas casas. De preferência biológicos. Mas por todas as questões, nesta fase, pode ser difícil… cabe a cada um deve fazer o seu equiilibrio. Optem sempre pelo menor processamento possivel.

A principal regra nas compras

Se imaginarmos o nosso carrinho de compras quando vamos ao Super Mercado este deve ser composto da seguinte forma:

90% deve ser composto por ingredientes frescos (Vegetais, leguminosas, tubérculos, raizes, ervas frescas, fruta, carne, peixe, ovos), integrais (leguminosas secas, cereais, frutos secos, sementes) e que tenham passado pelo menor processo de transformação, de preferência biológicos e/ou de animais de pasto/selvagens. E

10% pode ser composto pelos embalados – e a escolha aqui deve incidir nos menos processados / transformados, e que tenha o menor numero de ingredientes na etiqueta!

Como fazer para termos os nossos frescos em casa:

Comprem legumes/fruta frescos, descasquem, trabalhem-nos e congelem (sopas ja feitas para os bebes, fruta e vegetais cortados e congelados para os sumos e batidos da manhã). A carne e peixe trabalhem como entenderem e congelem também.
Nesta fase, podem sempre optar por comprar congelados.

Como fazer para guardar os nossos secos em casa:

Optem por comprar secos em vez de conservas (apesar de boas se bem conservadas e ao natural). os frutos secos, as sementes, as leguminosas secas e as sementes depois de abertas devem ser fechadas hermeticamente (frascos). Frutos secos e leguminosas podem ser demolhadas e ter varias aplicaçoes. As leguminosas e os frutos secos podem ser congelados depois de demolhadas (apenas quando sobra – mais vale conservar secos).

Acompanhem a página. Vou publicando dicas e receitas para vossa inspiração. Espero conseguir continuar a ajudar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: