A granola pode ser preparada de muitas formas, mas devemos ter o cuidado e a preocupação de lhe dar o máximo valor nutricional! E ser cuidadoso na quantidade e qualidade do adoçante..
Eu tenho uma base muito comum a todas – cereais (em flocos e/ou tufado), frutos secos, e sementes, uma gordura boa e um adoçante natural! O que vou acrescentando a partir daqui é para trazer diversidade e equilibrar sabores!

Em baixo a receita.
Doce quanto baste! e super crocante 🙂
Ingredientes:
250 gr de flocos de trigo sarraceno,
50 gr de flocos de quinoa
1 taça de mix de sementes (sésamo, abóbora, girassol)
1/2 taça de amêndoas laminadas
2 c. sopa de cacau em pó
1 vagem de baunilha
2 c. sopa de óleo de côco
2 c. sopa de mel
2 c. sopa de açucar de coco
–
1/2 taça de água
1 pitada de sal
Preparação:
Coloque os flocos, as sementes, os frutos secos, o cacau em pó, o interior da vagem de baunilha, o açúcar de coco e o sal numa taça, envolva e reserve. De seguida, à parte, misture muito bem a água, o óloe de coco e o mel. Junte tudo e envolva muito bem. Coloque de seguida no tabuleiro do forno sobre papel vegetal – cerca de 30/40 minutos a 180º. Vá mexendo e retire do forno quando começar a dourar.
Quando retirar do forno, deixe arrefecer. Em poucos minutos vai ficar bem crocante. Adicione as pepitas de cacau, envolva, e coloque num frasco bem fechado. Vá utilizando ao longo da semana.
Algumas dicas que vai gostar de saber:
. A granola só pode ser guardada completamente fria, caso contrário fica mole quando voltar a abrir o frasco para a consumir.
. Se a deixar amolecer, não a deite fora… volte a aquecer no forno até ganhar crocância novamente.
Espreite outra receitas de granola aqui:
Granola de Agave e Gengibre
Granola de goji e chia
Granola Laranja e Canela
Granola de Cacau e Mel