Acompanhamentos Dicas "Cruas" Receitas cruas

Como escolho e organizo os adoçantes cá em casa.

De dia para dia tenho mais presente a IMPORTÂNCIA do ingrediente, mas também a necessidade urgente de simplificar as rotinas! Só assim conseguimos ir contra a compra por impulso e a necessidade de compra de produtos industrializados e de baixo valor nutricional.. se queremos instituir bons hábitos temos que nos ajudar a nós mesmos – isto é, simplificar e instituir rotinas. No caso dos doces, é fundamental que façamos os nossos em casa, de forma a nos abstrairmos do que nos atrai nas ruas..

Quais os adoçantes

Idealmente a escolha de frutas maduras seria o suficiente para adoçar as nossas receitas. Mas nem sempre acontece (porque não sabemos bem o ponto da fruta, ou precisamos de outro tipo de doçura/cremosidade, muitas vezes conseguida com a utilização de outros adoçantes naturais) e este equilíbrio é fundamental numa receita, não devendo nunca ser descuidado! Deve nestas situações ser necessária a utilização de adoçantes naturais, como os cremes de frutos secos, as tâmaras, o creme de tâmaras, o agave cru, a estévia, o mel, o açúcar de coco, ou especiarias como a baunilha e a canela, entre outras possibilidades. Mas o mais importante é que sejam de origem biológica e sejam puros – mantenham todas as suas propriedades.

Como os integro nas receitas

As tâmaras e os frutos secos, o agave, o açúcar de coco, o mel cru, a baunilha, e a canela são os adoçantes naturais que utilizo na maioria das minhas receitas. Mas é uma opção que surge depois de explorar toda a doçura das frutas, uma vez que ao estarem maduras são normalmente suficientes para trazerem a doçura de que preciso. Optando por vezes pelas tâmaras ou por frutos secos como elementos que vêm não apenas adoçar, mas trazer também consistência aos meus pratos.

Temos tendência a utilizar sempre o mesmo adoçante, mas na verdade cada um tem a sua função e especificidade em termos de sabor, cor e textura. Assim como cada um tem o seu valor nutricional, que deve igualmente ser tido em conta quando pensamos no sucesso de uma receita. Ao trabalharmos com comida crua, devemos saber que cada ingrediente é único.

Qual a utilização

  • Granola
  • Bolos e bolachas
  • Trufas energéticas, bites e tartes cruas.
  • Panquecas e crepes
  • Molhos

Quais as receitas

%d bloggers like this: