De dia para dia tenho mais presente a IMPORTÂNCIA do ingrediente, mas também a necessidade urgente de simplificar as rotinas! Só assim se consegue ir contra a compra por impulso e de produtos industrializados de baixo valor nutricional..
Para instituir bons hábitos bons hábitos temos que nos ajudar a nós mesmos – isto é, simplificar e criar rotinas.
No caso dos doces, é fundamental aprender a fazer em casa!
1. porque cozinhamos com o que sabemos que nos faz bem.
2. porque ao sabermos o que leva reconhecemos UMA ETIQUETA e sabemos se é uma boa compra!

Quais os adoçantes
Idealmente a escolha de frutas maduras seria o suficiente para adoçar as nossas receitas. Mas nem sempre acontece (porque não sabemos bem o ponto da fruta, ou precisamos de outro tipo de doçura/cremosidade, muitas vezes conseguida com a utilização de outros adoçantes naturais) e este equilíbrio é fundamental numa receita, não devendo nunca ser descuidado! Deve nestas situações ser necessária a utilização de adoçantes naturais, como os cremes de frutos secos, as tâmaras, o creme de tâmaras, o agave cru, a estévia, o mel, o açúcar de coco, ou especiarias como a baunilha e a canela, entre outras possibilidades. Mas o mais importante é que sejam de origem biológica e sejam puros – mantenham todas as suas propriedades.
Como os integro nas receitas
As tâmaras e os frutos secos, o agave, o açúcar de coco, o mel cru, a baunilha, e a canela são os adoçantes naturais que utilizo na maioria das minhas receitas. Mas é uma opção que surge depois de explorar toda a doçura das frutas, uma vez que ao estarem maduras são normalmente suficientes para trazerem a doçura de que preciso. Optando por vezes pelas tâmaras ou por frutos secos como elementos que vêm não apenas adoçar, mas trazer também consistência aos meus pratos.
Temos tendência a utilizar sempre o mesmo adoçante, mas na verdade cada um tem a sua função e especificidade em termos de sabor, cor e textura. Assim como cada um tem o seu valor nutricional, que deve igualmente ser tido em conta quando pensamos no sucesso de uma receita. Ao trabalharmos com comida crua, devemos saber que cada ingrediente é único.
Qual a utilização
- Granola
- Bolos e bolachas
- Trufas energéticas, bites e tartes cruas.
- Mousses e tartes de forno
- Panquecas e crepes
- Molhos para pratos quentes
- Molhos Vinagrete
Quais as receitas
- Bolachas artesanais de cacau, aveia e sementes.
- Bolachas artesanais de de arroz tufado.
- Salame de chocolate.
- Tarte de chocolate salgado e framboesa.
- Tartelettes cruas de chocolate e framboesa.
- Bolo tosco.
- Mix de bolas energéticas.
- Panquecas de aveia.
- Crepes.
- Granola de laranja e canela.
- Granola de baunilha e chocolate.
- Granola simples.
- Barcos de granola, iogurte e fruta.