Hoje falo um bocadinho sobre os frutos secos e as sementes, aqueles ingredientes que utilizo na maioria das minhas refeições – crus, salteados, tostados, inteiros ou picados! ao pequeno-almoço, lanche, almoço e jantar! É incrível a sua versatilidade.. No post de hoje dou a conheçer alguns dos meus truques, como funciona a organização da minha despensa e o tipo de receitas onde os utilizo 💞
A organização tem que ser funcional. A forma como penso as receitas é influenciada pela forma como tenho a minha cozinha organizada, e é por isso que na minha cozinha, tenho os meus frascos todos expostos num canto – sempre à vista! A verdade é que o jogo de ingredientes depende do que tenho à vista… a utilização de um ingrediente puxa outro, e a criatividade simplesmente acontece. São muitos, e de cada vez que tenho visitas a pergunta é habitual: não se estragam aqui? A verdade é que estão em constante utilização e não lhes dou tempo para se estragarem ao estarem expostos a demasiada luz ou para passarem a validade. Utilizo a famosa regra da restauração: FIFO (First in. First out). Não volto a encher um frasco enquanto não o acabar. Todos têm a validade. Estão sempre a ser utilizados, para fazer pão, massas frescas, bolos, bolachas, granolas, tartes, ou simples acompanhamentos.

Os frutos secos na minha despensa.
Cajus, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, nozes e pistáccios.
✔ Os frutos secos que mais utilizo são os cajus, fundamentais para dar consistência às minhas mousses e gelados de fruta, as amêndoas, as nozes, o amendoim e as avelãs, que utilizo muito nas bases das tartes, e todos estes que utilizo também salteados e caramelizados como topping em sopas e saladas.
As sementes na minha despensa.
Linhaça, sésamo, cânhamo, chia, abóbora, girassol e pevide.
✔ Como sementes, utilizo desde as sementes de chia, girassol, sésamo e cânhamo nas minhas bowls, às sementes de linhaça no meu pão, ou em toppings nas minhas sopas, bowls e saladas. E utilizo todos eles alternativamente nas minhas granolas da manhã.
Porquê demolhar sementes e frutos secos.
Ao demolhar as sementes e os frutos secos está a ajudar no seu processo de digestão. Estes alimentos têm na sua casca uma enzima inibidora que as protege na sua fase de crescimento — é tão interessante a forma como a natureza foi pensada e se defende. Ao passar pelo processo de lavagem e imersão, neutraliza as enzimas inibidoras, tornando a absorção mais fácil e mais completa, e as impurezas são também eliminadas! o que enaltece o sabor.
Ao demolhar os frutos secos – como o caju, podemos fazer mousses de fruta, “natas” saudáveis e muitas outras receitas em que seja necessária dar consistência à receita de uma forma natural.
Qual a utilização.
- Granola – utilizo todo o tipo de frutos secos e sementes, que vou alternando em cada nova granola. Penso que já vos disse que faço nova todas as semanas e que vou variando nutrientes e sabores! Utilizo desde os cajus, amendoins, amêndoas, nozes, avelãs ou pinhões, a todas as sementes.
- Natas “saudáveis” – com os cajus demolhados.
- Mousses de fruta – com os cajus demolhados.
- Pudim de sementes – utilzo normalmente as sementes de chia para fazer pudim que deixo a descansar durante a noite.
- Manteiga e creme de frutos secos e sementes – como frutos secos utilizo normalmente a amêndoa, o caju e o amendoin, e como sementes o sésamo (tahini).
- Leite vegetal – como frutos secos dou preferência à amêndoa.
- Bolos e bolachas – utilizo na maioria das vezes a farinha de amêndoa, e as sementes vou variando.
- Trufas energéticas, bites e tartes cruas – utilizo muito frutos secos e sementes de chia.
- Panquecas e crepes – por vezes coloco sementes como a chia e papoila.
- Tostas – utilizo muito sementes para as minhas tostas.
- Topping de sopas e saladas – utilizo desde os cajus, aos amendoins, amêndoas, nozes, avelãs ou pinhões, a todas as sementes, que utilizo a cru, salteadas, caramelizadas, tostadas, inteiras ou picadas!
Receitas.
- Mousse de laranja saudável.
- Mousse de lima.
- Bowl de chia e mousse de cacau.
- Bolachas artesanais de cacau, aveia e sementes.
- Salame de chocolate.
- Tarte de chocolate salgado e framboesa.
- Tarte crua de coco e frutos vermelhos.
- Tartelettes cruas de chocolate e framboesa.
- Bolo tosco.
- Mix de bolas energéticas.
- Granola de laranja e canela.
- Granola de baunilha e chocolate.
- Granola simples.
- Barcos de granola, iogurte e fruta.