Tomar. A cidade escolhida em Fevereiro.

2017. Eles vão conhecer uma cidade por mês.

Propusemo-nos a um desafio em família – viajar cá dentro. Todos os meses, ao fim de semana, vamos conhecer o melhor do nosso pais. O que torna muito interessante este desafio não é o sentido da descoberta, ou do desbravar cá dentro… mas sim, conseguirmos que o Martim e o Pedro, de 8 e 6 anos, gostem de o fazer. Nem sempre é fácil levar crianças para um museu, para 2 museus, e por vezes para 3 no mesmo dia.. O grande desafio é este mesmo. Montar a visita à nossa medida, ter a certeza que eles gostam e que aprendem de uma forma interessante e pouco intensa. Que voltam para casa a pensar no destino seguinte, e que arrancam novamente – cheios de vontade, poucas semanas depois. Que conhecem verdadeiramente o que é Portugal, este pais com tanta historia, e por vezes tão pouco explorado por nós portugueses. Portugal é genuinamente lindo em todos os sentidos.

E que bom destino o escolhido este mês: Tomar. A apenas 1h30 de carro de Lisboa, foi o destino perfeito para ir de manhã  e voltar ao final do dia. Com tanta história, e um “trilho” pelo caminho, que culminou com os 5 a trepar para uma chegada em grande  ao Castelo!

Deixo aqui algumas imagens do nosso fim de semana, e o nosso roteiro.

Juntem as vossas famílias e partilhem os vossos momentos. Vamos levar os nossos miúdos a explorarem Portugal 🙂  e a gostarem verdadeiramente deste pais, com aquele sentimento de orgulho no que é “nosso”.

Porque começar com um “trilho” é muito mais giro! Foi junto à Mata que começámos a nossa caminhada com destino ao Convento de Cristo e ao Castelo dos Templários.

img_3263

Tomar. Portugal. Cru com Pinta.

img_3259

img_3277

Cru com pinta. Cidade de tomar. Portugal. Uma cidade por mês.

Foi aqui, na Praça da República, que entrámos na Igreja São João Batista, e decidimos parar para almoçar.

Igreja de São João Batista. Tomar. Cru com pinta. Portugal.

Igreja de São João Batista. Tomar. Cru com pinta. Portugal.

img_3354

Igreja de São João Batista. Tomar. Cru com pinta. Portugal.

Apanhámos aqui mesmo o nosso Tuk Tuk que nos levou a um TOUR de 30 minutos. Passámos na 1ª Sinagoga de Portugal,  na Capela de Santa Iria e no Aqueduto.

City Tour. Tuk Tuk. Tomar. Portugal. Cru com pinta.

img_3388

img_3381

Foi junto ao Convento de São Francisco que entrámos no Museu dos Fósforos. É incrível esta coleção, com caixas e bolsas de todo o mundo, que espelham a cultura e os interesses de cada pais. E sim.. remetem-nos para o antigamente – todas as marcas comunicavam nestas bolsas. Gosto especialmente, quando me “transportam” para a minha infância.

img_1776

img_1771

img_1779

Mesmo em frente entrámos na Oficina de Olaria e Azulejaria, onde tudo é feito à mão e ao momento. Espreitámos tudo, e fomos muito bem recebidos por 2 senhoras tão simpáticas .) O Martim e o Pedro estavam fascinados com as histórias que por ali lhes contaram.

Tomar. Portugal. Cru com Pinta.

Tomar. Portugal. Cru com Pinta.

Tomar. Portugal. Cru com Pinta.

Passámos a pé junto à Ponte velha, com destino ao Mercado Municipal, onde encontrámos muita vida e boa disposição. Comprámos cada um a sua tangerina e seguimos o nosso caminho.

Cidade de Tomar. Portugal. Cru com Pinta. Desafio 1 cidade por mês.

Cidade de Tomar. Portugal. Cru com Pinta. Desafio 1 cidade por mês

Cru com pinta. Mercado municipal. Tomar.

Cru com pinta. Mercado municipal. Tomar.

Foi ao final do dia, e aconselhados pela Catarina, a nossa guia do TUK TUK que arrancámos com destino à aldeia de Dornes. Incrível. Vale a pena passar por lá se se aventurar a conhecer a cidade de Tomar.

Um pensamento sobre “Tomar. A cidade escolhida em Fevereiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s