Dicas "Cruas"

Qual a razão para optar por alimentos CRUS

Neste post abordo quais são para mim as vantagens de optar por alimentos crus, como faço para os incluir na minha alimentação, os seus riscos e os meus melhores e tão simples truques!

Porque não há nada como aprendermos com a vida, eu optei por integrar cada vez mais alimentos CRUS na minha alimentação, misturando-os e dando-lhes uma nova vida e propósito.

Porque os alimentos crus, no seu estado mais puro, são os que exigem menos esforço do organismo para a digestão, uma vez que já trazem as enzimas especificas para serem facilmente assimilados. Ricos em aguas e fibras são dotados de propriedades desintoxicastes, que contribuem para a sensação de leveza. Alguma vez se sentiu cheio depois de uma refeição “crua”? Segundo o Dr. Edward Howell, defensor desta teoria, comer comida crua é o caminho para uma maior longevidade. Esta é a melhor forma de assimilarmos as enzimas dos alimentos, os seus nutrientes, vitaminas, minerais e aminoácidos – que ao serem aquecidos a mais de 40º, são destruídos, obrigando a produzir as enzimas em falta para ajudar no processo de digestão.

Vamos começar 2017 numa cozinha cheia de cor e alegria, vamos dar vida aos nossos pratos ❤️ e vamos tirar todo o prazer de uma refeição cheia de nutrientes.

Quais os maiores cuidados quando opta por comer alimentos crus:
. Regra de ouro: compre os produtos no auge da sua frescura. Saiba onde encontrar os melhores produtos num mercado perto de si. Encontre os eu local de confiança.
. Opte sempre por produtos da estação – o sabor é muito importante, e quando trabalhamos com ingredientes crus é muito difícil esconder a falta de sabor de um ingrediente.
. Vegetais e frutas – lave-os muito bem antes de consumir.
. A carne e o peixe – se não consumir no próprio dia, opte por trabalhá-los e congelá-los – de forma a que mantenham a máxima frescura. Descongele apenas quando for utilizar.

Quais as vantagens práticas de comer cru:
. Uma refeição rápida, leve, saudável e que pode ser muito económica.
. Uma refeição muito fácil e simples de preparar. Basta que se organize e tenha vontade de explorar este maravilhoso mundo da comida crua.
. Uma mesa que é servida em poucos minutos, uma vez que a confecção pode ter sido feita com antecedência e guardada no frigorífico até ser servida.
. Uma cozinha limpa e com pouca loiça para lavar, mesmo depois de uma grande refeição.

Alguns truques quando confecciona com crus:
. Comece por substituir os molhos gordos por especiarias, ervas aromáticas, plantas.
. Opte por cozinhar com sumo cítrico.
. Opte por apimentar com a malagueta.
. Opte por activar sabores com o gengibre.
. Opte por utilizar como tempero base o azeite virgem extra extraído a frio. Os temperos são fundamentais neste estilo de cozinha, uma vez que potencial os sabores naturais dos ingredientes – como o peixe, a carne, os legumes e as  frutas.
Compre fresco e opte por congelar na máximo frescura para utilizar diariamente sem pensar que tem que ir ao supermercado ou mercado.
. Inclua na alimentação alimentos novos e misture-os, dando-lhes uma nova vida e propósito. Arrisque-se numa cozinha cheia de cor e alegria. Dê vida aos seus pratos ❤️

Se quiser optar por uma alimentação totalmente crudivora existem algumas regras para cozinhar os alimentos que abordarei num outro post. Mas na verdade, este não é o meu caso, integro na minha alimentação alimentos cozinhados, desde que sejam saudáveis.

Saiba mais sobre o meu plano e as recomendações da nutricionista Joana Malta da Costa que me tem acompanhado. E se optar por incluir estes alimentos na sua alimentação, ou optar por este estilo de alimentação, recorra a um/a nutricionista e peça ajuda para definir o seu plano alimentar.

2 comentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s