Estamos de férias, e porque sou muito a favor de tempo de qualidade, decidi que os meus filhos tinham que conhecer verdadeiramente Lisboa !
Começámos por Lisboa, mas a verdade é que nos propusemos a um desafio em família – viajar cá dentro. Em 2017, todos os meses, ao fim de semana, vamos conhecer o melhor do nosso pais. O que torna muito interessante este desafio não é o sentido da descoberta, ou do desbravar cá dentro… mas sim, conseguirmos que o Martim e o Pedro, de 8 e 6 anos, gostem de o fazer. Nem sempre é fácil levar crianças para um museu, para 2 museus, e por vezes para 3 no mesmo dia.. O grande desafio é este mesmo. Montar a visita à nossa medida, ter a certeza que eles gostam e que aprendem de uma forma interessante e pouco intensa. Que voltam para casa a pensar no destino seguinte, e que arrancam novamente – cheios de vontade, poucas semanas depois. Que conhecem verdadeiramente o que é Portugal, este pais com tanta historia, e por vezes tão pouco explorado por nós portugueses. Portugal é genuinamente lindo em todos os sentidos.
Passam-se horas seguidas que não param – riem, falam alto, gritam e muitas vezes perdem-se nas lutas. Bolas sempre no ar, tantas “coisas” partidas, fora quando se esquecem que eu não sou a parede! Não vos acontece estarem sistematicamente a levar com a bola nas costas? Na cabeça.. e quando olham para trás já não há nada a fazer! Bom.. para não perder a cabeça com facilidade, escolhemos juntos um programa! 3 dias em Lisboa – 5 igrejas, 5 jardins, 5 miradouros, 5 museus, 5 elevadores. E percorremos Lisboa de máquinas fotográficas nas mãos.
Deixo-vos aqui uns momentos bons 💘
1º dia.
–
Começámos peça zona de Belém.
O nosso programa começou em Belém no Mosteiro dos Jerónimos. Passeámos pelos jardins e parámos para almoçar no restaurante Este Oeste no centro Cultural de Belém. Seguimos depois caminho para o Padrão dos Descobrimentos, para a Torre de Belém e por fim para o Museu dos Coches. O nosso dia acabou um pouco acima no Jardim Botânico Tropical.
Mosteiro dos Jerónimos
Torre de Belém
Padrão dos Descobrimentos
Centro Cultural de Belém
Jardim botânico tropical
Museu dos Coches
2º dia
–
Passeámos pela zona de Alfama e do Castelo.
Começamos por subir até à Sé de Lisboa, passeamos pelas ruas de alfama e parámos uns minutos no miradouro das Portas do Sol. Seguimos em direção ao Castelo de São Jorge, e no caminho desviamos até ao miradouro da Graça. As alterações ao plano fizeram-nos chegar um pouco mais tarde ao Castelo, que fechou as portas às 17h30 e não conseguimos ver a maravilhosa vista sobre a cidade de Lisboa. Nas descida fomos à Igreja de São Vicente de Fora e ao Panteão.
–
Sé de Lisboa
Miradouro das Portas do Sol
Panteão de Lisboa
Castelo de São Jorge
3º Dia.
–
Zona da Estrela.
Começámos o nosso programa na Basílica da Estrela, onde comprámos umas maravilhosas castanhas assadas e aproveitamos para passear no Jardim (da Estrela). Arrancámos de seguida para a zona do Principe real, passámos pelo jardim (do príncipe real) e acabámos no Miradouro de São Pedro de Alcântara. Descemos em direção ao Cais do Sodré e passámos pela Igreja dos Martires, pelo Largo do Camões e pelo Largo das Belas Artes.
–
Basilica da Estrela
Jardim da Estrela
Miradouro São Pedro de Alcântara
Ficou um 4º dia por acontecer. E como plano, tenho a subidas dos elevadores da Glória, da Bica e de Santa Justa. A passagem pelos Miradouros de Santa Luzia e do Adamastor, a descida ao Terreiro do Paço com a subida do elevador (do Terreiro do Paço), e um passeio pela Ribeira das Naus.