Ser turista em Lisboa 💘

Estamos de férias, e porque sou muito a favor de tempo de qualidade, decidi que os meus filhos tinham que conhecer verdadeiramente Lisboa !

Começámos por Lisboa, mas a verdade é que nos propusemos a um desafio em família – viajar cá dentro. Em 2017, todos os meses, ao fim de semana, vamos conhecer o melhor do nosso pais. O que torna muito interessante este desafio não é o sentido da descoberta, ou do desbravar cá dentro… mas sim, conseguirmos que o Martim e o Pedro, de 8 e 6 anos, gostem de o fazer. Nem sempre é fácil levar crianças para um museu, para 2 museus, e por vezes para 3 no mesmo dia.. O grande desafio é este mesmo. Montar a visita à nossa medida, ter a certeza que eles gostam e que aprendem de uma forma interessante e pouco intensa. Que voltam para casa a pensar no destino seguinte, e que arrancam novamente – cheios de vontade, poucas semanas depois. Que conhecem verdadeiramente o que é Portugal, este pais com tanta historia, e por vezes tão pouco explorado por nós portugueses. Portugal é genuinamente lindo em todos os sentidos.

Passam-se horas seguidas que não param – riem, falam alto, gritam e muitas vezes perdem-se nas lutas. Bolas sempre no ar, tantas “coisas” partidas, fora quando se esquecem que eu não sou a parede! Não vos acontece estarem sistematicamente a levar com a bola nas costas? Na cabeça.. e quando olham para trás já não há nada a fazer! Bom.. para não perder a cabeça com facilidade, escolhemos juntos um programa! 3 dias em Lisboa – 5 igrejas, 5 jardins, 5 miradouros, 5 museus, 5 elevadores. E percorremos Lisboa de máquinas fotográficas nas mãos.

Deixo-vos aqui uns momentos bons 💘



1º dia.

Começámos peça zona de Belém.

O nosso programa começou em Belém no Mosteiro dos Jerónimos. Passeámos pelos jardins e  parámos para almoçar no restaurante Este Oeste no centro Cultural de Belém. Seguimos depois caminho para o Padrão dos Descobrimentos, para a Torre de Belém e por fim para o Museu dos Coches. O nosso dia acabou um pouco acima no Jardim Botânico Tropical.


Mosteiro dos Jerónimos

img_2414

Torre de Belém

img_2422

Padrão dos Descobrimentos

img_2411

Centro Cultural de Belém

img_2412

Jardim botânico  tropical

img_9055

Museu dos Coches

img_9065

2º dia

Passeámos pela zona de Alfama e do Castelo.
Começamos por subir até à Sé de Lisboa, passeamos pelas ruas de alfama e parámos uns minutos no miradouro das Portas do Sol. Seguimos em direção ao Castelo de São Jorge, e no caminho desviamos até ao miradouro da Graça. As alterações ao plano fizeram-nos chegar um pouco mais tarde ao Castelo, que fechou as portas às 17h30 e não conseguimos ver a maravilhosa vista sobre a cidade de Lisboa. Nas descida fomos à Igreja de São Vicente de Fora e ao Panteão.

Sé de Lisboa

img_9164

Miradouro das Portas do Sol

img_9165img_2448img_2447

Panteão de Lisboa

img_2472

Castelo de São Jorge

img_2479img_2489


3º Dia.

Zona da Estrela.
Começámos o nosso programa na Basílica da Estrela, onde comprámos umas maravilhosas castanhas assadas e aproveitamos para passear no Jardim (da Estrela). Arrancámos de seguida para a zona do Principe real, passámos pelo jardim (do príncipe real) e acabámos no Miradouro de São Pedro de Alcântara. Descemos em direção ao Cais do Sodré e passámos pela Igreja dos Martires, pelo Largo do Camões e pelo Largo das Belas Artes.

Basilica da Estrela

img_9098

Jardim da Estrela

img_9100

Miradouro São Pedro de Alcântara

img_9135

Ficou um 4º dia por acontecer. E como plano, tenho a subidas dos elevadores da Glória, da Bica e de Santa Justa. A passagem pelos Miradouros de Santa Luzia e do Adamastor, a descida ao Terreiro do Paço com a subida do elevador (do Terreiro do Paço), e um passeio pela Ribeira das Naus.

Leave a Reply

%d bloggers like this: