As vantagens de comer alimentos Crus

Hoje vou falar sobre o que são para mim as vantagens de comer cru.

Não é apenas uma mesa bonita e simples de confeccionar, ou um prato cheio de cor que espelha alegria e que claramente nos chama a atenção. Uma refeição CRUA enche uma mesa, e as vantagens são muitas. Acreditem, o mundo dos Crus poder ser o ideal para integrar numa dieta alimentar, não imaginam a energia e vitalidade que ganhei nos últimos tempos.

Tudo começou no desafio a que me propus em Novembro de 2015 – mudar a minha alimentação para tentar acabar com o meu estado geral de inflamação – voltando assim a ter a minha energia de volta, acabando com o inchaço e as dores no corpo. Sabem aquela barriga de uma grávida de 6 meses? Era isso mesmo que me acontecia a seguir a comer uma simples refeição.

Voltando às vantagens de comer comida crua, deixo aqui uma lista bem grande 🙂

1. As refeições são rápidas, leves, frescas, saudáveis e podem ser muito económicas. Ideais para preparar um verão que se avizinha.. e continuar pelo inverno fora, deixando-se apaixonar. Tal como eu!!! Com um pouco de organização, tudo se faz e simplifica. E os custos? imagine que vai comprar um lombo de salmão, ou um filete de peixe espada preto que vai grelhar com legumes cozinhados – Faça exatamente o mesmo dando-lhe os temperos necessários para uma maravilhoso prato CRU. O custo será o mesmo ,)

2. Cozinhar com crus não tem que ser limitativo, tudo o que possa ser ingerido cru tem lugar nesta mesa.. desde a carne, ao peixe, legumes, frutas, frutos secos, ervas, plantas, … que podem e devem, na minha opinião,  ser complementados com outro tipo de alimentos cozinhados. Explore este maravilhoso mundo e complemente com os alimentos saudáveis e habituais em sua casa. Eu própria o faço. Acredito nos inúmeros benefícios da alimentação crua, porque o sinto no meu corpo. A transformação pela qual passei é demasiado óbvia para fingir que não aconteceu! Mas não eliminei os alimentos cozinhados, bem pelo contrário. Eliminei sim os alimentos que me faziam mal – glúten, lacticínios e açúcares refinados e criei o meu próprio equilíbrio. Assumi um novo estilo de vida.

3. É um estilo de alimentação que não precisa de ser confeccionada com alimentos inflamatórios habitualmente presentes no nosso dia a dia – glúten (trigo, centeio, cevada) lacticínios e açúcares processados, o que vem naturalmente reduzir o inchasso do corpo, as dores articulares e o cansaço. Esta mudança trouxe-me vitalidade, energia e um dia a dia muito melhor. A minha vida mudou a partir deste dia. Passei a entrar na cozinha e poder fazer de tudo sem pensar ‘que chatice tem trigo’, ou ‘tem centeio’, ‘leva leite ou natas’ no mundo dos  crus o sabor está no alimento e no tempero a cru! Não preciso da regra da substituição e não passo pela desilusão do … ‘Ohhhhh não ficou igual!’

3. É um estilo de refeicao mais saciante, por ser confeccionada com ingredientes crus, cujas enzimas necessárias para a sua digestão estão no próprio alimento. Não precisando o corpo de produzir as enzimas e agilizando o processo digestivo. Conhece os livros de Dr. Edward Howell? Ou Dr. Horomi Shinia? Vale a pena ler e conhecer. Saiba mais sobre as enzimas e o processo de digestão.

No final de uma refeição vamos sentir-nos leves e felizes. E digo-o como prova viva disso mesmo.

Existem algumas questões que me têm vindo a ser colocadas, e qua abordo no meu livro, recentemente lançado – O CRU, e que hoje abordo aqui também. Leia, logo após as fotografias ilustrativas de uma mesa de crus.

Processed with MOLDIV

Quais as vantagens práticas de comer cru:

. Uma refeição rápida, leve, saudável e que pode ser muito económica. 
. Uma refeição lomuito fácil e simples de preparar. Basta que se organize e tenha vontade de explorar este maravilhoso mundo da comida crua.
. Uma mesa que é servida em poucos minutos, uma vez que a confecção pode ter sido feita com antecedência e guardada no frigorífico até ser servida.
. Uma cozinha limpa e com pouca loiça para lavar, mesmo depois de uma grande refeição.

Quais os maiores cuidados quando opta por comer cru:

. Regra de ouro: compre os produtos no auge da sua frescura. Saiba onde encontrar os melhores produtos num mercado perto de si. Encontre os eu local de confiança.
. Opte sempre por produtos da estação – o sabor é muito importante, e quando trabalhamos com ingredientes crus é muito difícil esconder a falta de sabor de um ingrediente.
. Lave muito bem os vegetais e frutas antes de os consumir.
. Se não consumir opte por trabalhar os produtos e congela-los – carne e peixe, de forma a que mantenham a máxima frescura. Descongele apenas quando for utilizar.

Alguns truques quando confecciona com crus:

. Comece por substituir os molhos gordos por especiarias, ervas aromáticas, plantas.
. Opte por cozinhar com sumo cítrico.
. Opte por apimentar os alimentos crus com a malagueta.
. Opte por activar sabores com o gengibre.
. Opte por utilizar como tempero base o azeite virgem extra extraído a frio. Os temperos são fundamentais neste estilo de cozinha, uma vez que potencial os sabores naturais dos ingredientes – como o peixe, a carne, os legumes e as  frutas.
. Compre fresco e opte por congelar na máximo frescura para utilizar diariamente sem pensar que tem que ir ao supermercado ou mercado.
. Inclua na alimentação alimentos novos e misture-os, dando-lhes uma nova vida e propósito. Arrisque-se numa cozinha cheia de cor e alegria. Dê vida aos seus pratos ❤️

Se quiser optar por uma alimentação totalmente crudivora existem algumas regras para cozinhar os alimentos que abordarei num outro post. Mas na verdade, este não é o meu caso. Eu cozinho de modo tradicional os alimentos que incluo no meu regime diário.

Saiba mais sobre o meu plano e as recomendações da nutricionista Joana Malta da Costa que me tem acompanhado. E se optar por incluir estes alimentos na sua alimentação, ou optar por este estilo de alimentação, recorra a um nutricionista e peça ajuda para definir o seu plano alimentar.

5 pensamentos sobre “As vantagens de comer alimentos Crus

  1. Tenho depressão, ansiedade, dores pelo corpo, etc… Tomo ansiolíticos, o que me deixa ainda mais desanimada e cansada…
    Li vários artigos de pessoas que conseguiram até curar cansaço crônico com esse tipo de alimentação, inclusive já teve reportagens na tv de uma comunidade no sul do estado do Rio que aderiram 100% a essa dieta, e que até conseguiram a cura de alguns tipos de câncer
    Estou bem animada, pois li experiências de pessoas que conseguem mais qualidade de vida, mais energia e foco, e muitos outros benefícios
    Vou procurar inicialmente alternar a minha alimentação com pelo menos 40% de alimentos crus
    Fiz por 2 dias apenas, e já senti até uma melhora no meu humor

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s