Brunch Granolas

A minha Granola 📍

Esta é a receita de granola mais antiga cá de casa. Adoro! Espero que gostem <3 é simples, e adoçada fundamentalmente com o puré de maçã.

Espreitem em baixo e arrisquem-se a prepara-la em família. É tão bom poder utilizar estas receitas simples, para trazer os mais novos para cozinha. Um sitio onde é importante que gostem de estar, e sintam que faz parte deles.

Receita ♡

* Ingredientes:

400 gr de aveia,
1 taça de sementes variadas (linhaça, sésamo, abóbora, girassol, ..)
1 taça de frutos secos variados (amêndoas, avelãs, nozes pecan, pinhão, pistaccio, … )
1 taça de compota de maçã,
2 c. sopa de azeite,
1 c. sopa de mel (ou 2 c. sopa Рdependendo da do̤ura da compota),
1 pitada de sal.

* Preparação:

Para o purê de maçã, descasque as maçãs e retire os caroços. Coloque os gomos numa panela com água (1 cm de altura de água) e deixe ferver em lume baixo até que ganhe consistência. É tão simples.

Atenção: quanto mais tempo ficar ao lume mais doce fica … O controle da acidez é seu 🙂 se no final achar que está pouco doce, coloque mais água e deixe mais tempo ao lume até encontrar o “ponto” certo. Isto é o seu ponto.

Para a granola, comece por juntar numa taca os ingredientes secos e envolva. Faça o mesmo, numa outra taça com os líquidos. Por fim junte tudo e envolva bem. Coloque de seguida no tabuleiro do forno sobre papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos – coloque cerca de 30/40 minutos a 180º. Vá mexendo e retire do forno quando começar a dourar. Quando retirar do forno, deixe arrefecer. Em poucos minutos vai ficar bem crocante. Coloque-a, completamente fria, num frasco bem fechado, e vá utilizando ao longo da semana.



Algumas dicas que vai gostar de saber:

. A granola só pode ser guardada completamente fria, caso contrário fica mole quando voltar a abrir o frasco para a consumir.

. Se a deixar amolecer, não a deite fora… volte a aquecer no forno até ganhar crocância novamente.

. Se o frasco tiver sido esterilizado poderá conserva-la por mais tempo.

Experimente servi-la com iogurte, com fruta fresca, em bowls de fruta, envolvida em saladas, ou simplesmente numa taça … como se fossem “pipocas” a acompanhar um bom filme!


Espreite outra receitas de granola aqui:
Granola de Agave e Gengibre
Granola de Goji e chia
Granola Laranja e Canela
Granola de Cacau e Mel


3 comentários

Leave a Reply

%d bloggers like this: