A 5ª feira cá em casa é dia sem tecnologia

Eles chegam das escolas, nós chegamos dos respectivos trabalhos, e tudo acontece com tranquilidade. Quinta-feira é o nosso dia sem tecnologia – sem telemóveis e sem televisão. E que boa decisão.

É um dia nosso, sem distrações e nada que nos desconecte da realidade. Sem os toques dos telemóveis que nos fazem perder no meio de uma conversa, ou de uma história do nosso dia. Aquelas situações em que já todos nos revimos, como “tenho uma coisa espetacular para te contar que me aconteceu hoje” que fica por contar, porque quando olhamos para o lado o outro está só a ver uma mensagem, e sem nos chatearmos simplesmente deixamos para depois. Um depois que não vem porque o entusiasmo passou e simplesmente esquecemo-nos. E assim ficou uma história por contar. Um elo maior que ficou pelo caminho.

À quinta-feira estamos lá uns para os outros, sem distrações. Jantamos com calma, os banhos são mais demorados, as histórias antes de dormir alongam-se, conversamos e discutimos com tempo sobre tudo o que nos vem à cabeça. Porque para tudo: temos tempo. 

Introduzimos o jogo de tabuleiro, e tentamos que seja um jogo diferente todas as semanas. Adoroooooooo já não me lembrava o quanto gostava destes jogos! É aqui que nos desprendemos e “somos o que somos”. E há mais saudável? Rimo-nos com vontade das piadas uns dos outros, formamos equipas, encorajamo-nos, ensinamo-nos. Em suma, damo-nos a atenção que merecemos. Somos uma família e é gozando-nos uns aos outros que aprendemos a crescer juntos, a ser companheiros para uma vida. Acreditam que o Martim consegue ler na minha cara a tristeza ou a felicidade de uma carta? Noto-lhe algumas qualidades 😀😀😀

Na verdade, confesso que carregar no off não foi fácil, acho que estamos sempre em modo de trabalho. A vida de hoje não nos deixa desligar. Porquê? Porque não sabemos ou nos lembramos que podemos faze-lo. Ao principio chegava a casa e ficava no carro para ler os últimos e-mails e fazer as últimas chamadas! Lembrando a todos os que me pudessem ligar: atenção hoje é dia sem tecnologia cá em casa! E referia insistentemente que me ligassem só mesmo se fosse urgente! Acreditem que até hoje nunca tive uma urgência 🙂 e agora, passados uns meses de “5ª feira sem tecnologia” que bom que é a chegada deste dia. Todos gostamos. Todos queremos! Eles são nossos, e nós somos só deles!

Ca em casa, o modo “PAUSA” agora acontece nos sentido inverso. Sem telemóveis, consolas ou televisões, não há pressas – não há medo de perdermos aquele segundo importantíssimo daquele filme, anuncio ou jogo no iPad que ficou em “pausa”. A pausa é outra ❤

Agradeço à Rosa, a nossa conversa, que me ajudou a perceber como este passo pode ser importante em cada uma das nossas casas 🙂 por aqui é só um começo!

2 pensamentos sobre “A 5ª feira cá em casa é dia sem tecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s