O desafio Saude

O meu plano de desintoxicação e anti-inflamação

Desafio de Novembro - sem Glúten, sem leite da vaca e sem açúcares refinados.

Ultimamente tenho pensado muito sobre este desafio. A forma como o vou fazer, eu sei, mas conseguir reproduzi-lo aqui, para todos vocês, é o mais difícil. Antes de mais quero agradecer a todos, pelo apoio e pelas mensagens de entusiasmo. Que bom que é saber que tenho tanta gente com vontade de acompanhar o desafio, e inclusive com vontade de experimentar fazé-lo.

Cru com pinta - Desafio Novembro

Estou a ser acompanhada pela Nutricionista Joana Malta da Costa, que depois de me analisar me preparou cuidadosamente um plano de desintoxicação e anti-inflamação. Um plano especifico para mim – com as linhas condutoras, e os alimentos proibidos/devidos.

A minha ideia é publicar todas as noites a receita de uma das refeições desse dia. Não vai ser um desafio fácil, mas acredito que vai ser muito positivo e que juntos, vamos conseguir que este desafio seja um sucesso! Alerto que o meu objetivo não é emagrecer, mas fundamentalmente perceber o impacto que a alimentação tem no meu corpo, e a forma como se reflete no meu dia-a-dia.

Planeio comer de 3 em 3 horas, com o meu dia a começar às 7h00 da manhã e a acabar por volta das 11h00. Acordo com um copo de água morna com limão, e cerca de 30 mn depois tomo um bom pequeno almoço, um snack a meio da manhã, o almoço, um snack a meio da tarde e finalmente o jantar, com direito a um snack antes de me deitar. E como todos sabem, tenho uma especial preferência por comida crua.. não se admirem se as receitas forem fundamentalmente cruas.

E não se assustem porque há receitas tão boas! O dia pode começar com deliciosas panquecas de amêndoa, de banana, pudim de chia ou iogurtes, acompanhados de frutas/compotas caseiras e sementes. Ao almoço e ao jantar, o peixe e a carne continuam presentes, assim como uma vasta gama de legumes que podem ser feitos de tantas formas! Estou muito contente e decidida 🙂

Tenho muito gosto que me acompanhem neste desafio, e que participem – experimentando em casa as receitas, dando ideias e inputs que possam ser importantes para o sucesso deste desafio.  E peço que antes de decidirem avançar com o Desafio – Novembro sem glúten, sem leite de vaca e sem açúcares refinados, sejam por favor avaliados pelo vosso médico ou nutricionista.


As fotografias que hoje utilizo na imagem de destaque não são minhas – estão a ser utilizadas apenas como demonstração do tipo de receitas que vão ser divulgadas no blogue ao longo deste mês.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s