Marinada de Dourada. O Ceviche.

Tipicamente peruano é um prato que tem vindo a ganhar muitos fãs em Portugal. Eu sou claramente seguidora deste estilo de cozinha – crua, que mantém a sua essência e se deixa influenciar pelos sabores do mundo, abrindo caminho às maravilhas da Fusão !

Gosto da mistura de influências. Normalmente despertam em mim um nervoso miudinho – nestes dias sou pouco paciente. Escolhi para hoje a Dourada 🙂 que preparei com o Martim e o Pedro para que percebessem o que se pode fazer com um só peixe – grelhámos para eles, marinámos  para nós.

Optei por comprar as Douradas diretamente no Mercado, onde podemos sempre pedir que venham arranjadas em filetes – desta vez não foi o que fiz, queria mesmo fazer este processo em casa. Mas a verdade é que nos facilita muitíssimo o trabalho de corte.

Esta receita é curiosa, porque raramente o Ceviche leva tomate. Eu gosto e acho que resultou muito bem. Cortei-o em cubos pequenos, assim como a cebola, o pimento, o cebolinho e a malagueta. Como tempero nada como espremer diretamente o limão e a lima em cima do peixe que deve depois ser deixado a marinar – o “sumo” branco que resulta da marinada é o chamado Tigre de leite, que os peruanos comem à colher depois de acabarem e que acreditam ser um poderoso revigorante – o chamado “cura ressacas”!  No final reguei com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal.

Ceviche de Dourada, comida peruana, marinada, receita, comida saudável, saúde, bem estar, comer bem Ceviche de Dourada, comida peruana, receitas saudáveis, comida, cozinha crua

Ingredientes:

Filete de Dourada – 100 gr
Tomate – 40 gr
Cebola roxa – 30 gr
Pimento – 10 gr
Malagueta – 5 gr
1 pitada de cebolinho
1 raminho de Coentros
1/2 Limão
2 Lima
Azeite q.b. – Virgem extra
O resultado é um Cru cheio de Pinta, que nos enche uma mesa!

Com origem no Peru – onde se contam cerca de 12.000 Cevicherias, este estilo de prato é tipicamente feito com peixe cru, regado com sumo de lima ou limão, cebola, coentros e malagueta. E aqui até o marisco pode tomar o lugar do peixe 🙂 Saiba mais sobre a origem do Ceviche.


>> Créditos imagem: Cru com pinta

Um pensamento sobre “Marinada de Dourada. O Ceviche.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s