Em Familia portugal Programas Viagens

Os pequeninos de São Martinho

A camisola faz parte do saco de praia. As crianças brincam na areia - e nas manhãs de maré vazia agarram-se às rochas à procura de caranguejos. As horas passam. Bom ou mau tempo é indiferente. Não importa.

A camisola faz parte do saco de praia. As crianças brincam na areia – e nas manhãs de maré vazia agarram-se às rochas à procura de caranguejos. As horas passam. Bom ou mau tempo é indiferente. Não importa.

São Martinho é assim. Amanhece enevoado e nem sempre “abre”. Mas acordamos na esperança que apareça aquele bocadinho de sol e que venha para ficar. A verdade é que passamos muitos dias com o chamado “capacete” e as crianças são felizes assim. Começam de camisola mas com tanta brincadeira e correria na areia molhada, dura, para cima e para baixo, rapidamente a largam.. e poucos minutos depois já mergulharam! Estamos nós adultos “encamisolados”, deitados e tapados com as toalhas que trazemos nos sacos. Lemos revistas, conversamos.. mas não demora muito para estarmos a cavar também, a jogar à argola, ao mata.. momentos de pais e filhos que dificilmente esquecemos! Eu lembro-me como se fosse hoje do meu pai a cavar e a apanhar caranguejos. Tínhamos a técnica toda! Hoje é vê-lo todo contente com os netos a reviver o ‘antigamente’. Porque tudo se mantém igual – os pequeninos de São Martinho seguem as nossas pegadas. Eles “somos nós” que já fizemos também o mesmo que outras gerações.

Começamos bem cedinho com a ida ao pão – desta vez fomos à Praça. Trouxemos pão, legumes e muita fruta!

Os pequeninos de São Martinho

Um passeio simpático onde nos cruzamos com muitas outras famílias que fazem deste passeio matinal um programa, ou mães sozinhas que aproveitam enquanto as crianças dormem: porque a verdade é que o ‘ar’ de São Martinho cansa! Já se dizia antigamente. Aquela típica frase que vamos ouvindo com muita regularidade…

Temos tido sorte nestes dias com a maré exatamente como gostamos – vazia logo pela manhã.

São martinho, neblina, crianças, os pequeninos de São Martinho

Os pequeninos de São Martinho

E hoje o dia que começou bem cinzento abriu que foi uma alegria 🙂

baia, baia de são martinho, os pequeninos de são martinho,

são martinho do porto, baia de são martinho

A manhã vai passando e vão aparecendo mais e mais famílias. São tantas as crianças. E chega a hora dos saquinhos dos pevides que chegam à praia pelas mãos de muitos. Um programa 🙂 ou entretenimento! Quem vai a São Martinho não lhes passa indiferente..

 

 

 

 

Ir às Dunas? Aí de quem venha a São Martinho e não passe o rio para a subida! A nossa ida foi uma alegria, com o Pedro e o Martim em corridas para chegarem primeiro.. A subida da Duna ganhou o Pedrocas que arrancou com toda a adrenalina e só parou quando lá chegou a cima 🙂

Dunas de salir, salir do porto, são martinho do porto, dunasduna de salir, são martinho do porto

Subiu a maré? Então é hora de arrancarmos para o Cais! Perco a conta aos mergulhos que se dão naquela rampa 🙂 sobem e descem! Saltam para mais longe, e apanham a subida da onda para alçarem a perna e serem embalados à saída! Que risada. Dão cambalhotas, vale tudo!

cais de são martinho, rampa, são martinho do porto, cais

Toca a campainha – é a Cecília, chegaram os bolos! “Mãe vem lá a Cecília!!!” E correm até a alcançarem. Hoje a Cecília vem com um carrinho, há uns anos transportava os bolos na cabeça! Aí se me lembro! Gostava muito quando a via chegar. Pedia sempre a almofada! Tão típico.

cecilia, bolos na praia, praia, são martinho, são martinho do porto
Ao final do dia o ponto de encontro é para muitos o cais junto ao paredão. E uma coisa é certa vamos ler o pôr do sol. Porque acreditamos todos que o sabemos fazer, e que amanhã é que vai ser o grande dia. Mas em São Martinho não conta a teoria!

baia de são martinho do porto
paredão, são martinho do porto,

paredão, são martinho do porto, baia de são martinho, caissão martinho do porto

fim de tarde, praia, são martinho do porto

Outros fazem da ida à Concha – a conhecida pastelaria de São Martinho, o ponto de encontro. Os pasteis de nata, as argolas de ovos moles, as tranças mistas… são muitas as maravilhas que se fazem por lá. Temos é que ter a sorte de chegar na hora da fornada!

Jantar e banho tomado é hora da rua dos cafés! Programa para todas as gerações – avós, filhos e netos! Lá vamos nos 🙂 nestes dias dou a cada um dos meus filhos uma “moedinha” para comprarem gomas – escolhidas com todo o cuidado e tempo na barraquinha. Porque cada tipo de goma está cuidadosamente guardada numa caixa com o respectivo preço, e cada criança pede 1, 2, 3 gomas de cada. É programa para muito tempo 🙂 e ficam satisfeitos com um saquinho de 0,40€. Foi esta a média de cada um dos meus filhos nestes maravilhosos dias passados em São Martinho! Programa seguinte – sala de jogos! Igual a sempre, com horas e horas de Ping Pong – que eu recordo com tanta saudade!

Entretanto nós, mais velhos, estamos sentados no ‘Rosa’ ou no ‘Carvalho’ na conversa e na ‘guerra’ dos pevides 🙂

rua dos cafes, são martinho do porto São Martinho é e sempre será o ‘ nosso ‘ São Martinho! Aguardo que mais e mais amigos ‘da terra’ voltem cheios de filhos 🙂 porque bom filho a casa torna!

Ficam a faltar os Jogos de Verão de São Martinho, que acredito que um dia ainda possam voltar  🙂 e as noites de Green Hill ou no Sítio da Várzea com passagem pelos bolos de Alfeizerão, já bem pela madrugada! Ai que nostálgia.

Que os pequeninos de São Martinho vivam com alegria esta magnífica terra, e como nós, cheguem a Dezembro com as ‘purpurinas’ da areia da Baia!


>> Créditos imagem: Cru com pinta

2 comentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s