Granizado de Frutos Vermelhos

Chamo-lhe granizado porque gosto de o beber fresco, muito fresco. E para isso não resisto a colocar no final duas ou três pedras de gelo que bato na liquidificadora juntamente com o resto dos ingredientes.  Confesso que de manhã preciso sempre de líquidos, de preferência bem fresquinhos. Começo por um copo de água mal acordo… mas depois de um bom banho e pronta para o pequeno almoço nada como me dedicar à confecção de um bom sumo natural! Sabe-me muitíssimo bem.

O granizado de hoje foi feito com o Martim e com o Pedro e incorpora 3 grupos de alimentos: Frutas (Banana; Laranja; Frutos vermelhos), Folhas verdes (Hortelã) e Sementes (Sementes de chia). Um momento curioso, porque desta vez com as mesmas frutas fizemos 3 sumos diferentes. 

Esta versão de 3 sumos foi feita especificamente com eles e para eles, para que comigo conseguissem perceber o impacto de cada uma das frutas e respectivas quantidades no sabor de cada sumo. Foi uma grande experiência 🙂 Confesso que ficaram baralhados! Começaram por disputar o sumo com a cor mais forte e intensa – com mais frutos vermelhos. Mas gostaram de todos e beberam tudo!

Sumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothie banana, verão, frescura, sumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothie crianças, sumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothieSumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothie

A banana é rica em vitamina A e C, e por ser madura – maior fonte de fibras, é ideal para juntar com  frutos vermelhos, ricos em antioxidantes e que contrastam com o sabor adocicado da banana ativando a acidez do sumo. A laranja vem ajudar também neste sentido.

A hortelã é umas das minhas folhas de eleição, com um sabor muito típico e refrescante, e ideal para dar “aquele” toque. Gosto sempre de triturar um bocadinho juntamente com o resto dos ingredientes, mas deixo uma ou duas folhas para colocar no final.

As sementes de chia são ricas em ácidos gordos essenciais e também uma boa fonte de fibras.

Ingredientes:

1 banana madura – pequena
Sumo de 1 laranja
1 mão cheia de frutos vermelhos (versão mais clara)
1 Raminho de hortelã
3 pedras de gelo

O sumo acabado de preparar é para beber, não guarde para depois…  e para regular a acidez coloque mais/menos de cada um dos tipos de fruta. Nas fotografias em baixo, os sumos são feitos com os mesmos ingredientes, mas com diferentes quantidades, o que regula a intensidade dos sabores e acidez do sumo – se quiser um sumo mais doce coloque mais banana, se quiser um sumo mais acido coloque mais frutos vermelhos. 

Sumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothieSumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothie Sumo de fruta, granizado, sumo, fruta, frutos vermelhos, detox, healthy, juice, smoothie

O Martim e o Pedro ficaram baralhados! Começaram por disputar o sumo com a cor mais forte e intensa – com mais frutos vermelhos. Mas gostaram de todos e beberam tudo! Esta versão de 3 sumos foi feita especificamente com eles e para eles, para que comigo conseguissem perceber o impacto de cada uma das frutas e respectivas quantidades no sabor de cada sumo. Foi uma grande experiência 🙂

Granizado, sumo de fruta, frutos vermelhos


Não tenho por habito adicionar água nos meus sumos de fruta, mas nos dias de verão acrescento umas pedras de gelo que bato na liquidificadora para que fique mais fresco. O chamado granizado 🙂


>> Créditos imagem: Cru com pinta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s