Hoje acordei cedo e fui directa para a praia! A única hora em que dá para passear, e para deixar correr o Prego, o meu cão, nestes dias de verão e praia cheia 🙂 quando vê o areal corre, corre com aquela sensação de liberdade que todos nós conhecemos mas à qual nem sempre conseguimos dar lugar! que bom que é! confesso que aproveitei para dar uma corrida seguida de uns abdominais e uns agaxamentos. Um período curto, mas que chegou para me sentir viva e com as energias repostas para mais um dia, neste caso, um dia de férias!! 🙂
Cheguei a casa e já tudo se passava! Agarrei na criançada e tudo para a praia. Tivemos sorte de ter uma manhã com poçinhas – a alegria dos meus filhos! Seguiram-se umas horas de sossego que aproveitei para me deitar a beira mar a ouvir o bater das ondas.
De volta a casa, o almoço, esse foi bem fresquinho. Preparei um tártaro misto de salmão e atum. Montei-o em “circulo” e ficou – lindo!
Comprei 2 lombos de salmão e atum fresco, cortei em cubos – à faca, e temperei com azeite, sal e pimenta preta moída. Adicionei a cebola roxa e o cebolinho muito bem picadinhos. Montei e empratei. No final salpiquei com cebolinho e “pinguei” com azeite .)
Hoje não coloquei o ovo – mas experimente colocar uma gema de ovo em cima do tártaro. Uma delícia! Aquele toque que dá muita pinta, mas acima de tudo, um sabor divinal.
Como acompanhamento sirva uma mistura de salada e rúcula, e tempere com molho balsâmico.
Ingredientes:
75 gr de lombo de salmão fresco
75 gr de lombo de atum fresco
cebolinho q.b.
cebola roxa q.b.
azeite q.b.
1 gema de ovo
flôr de sal q.b.
Saiba como preparar um Tártaro em 5 passos aqui.
O peixe é uma das principais fontes de omega 3, um acido graxo presente em peixes gordos como o salmão e o atum – com ação anti-inflamatória e benéfico para o coração, para a função cerebral e para as articulações. Fonte de vitaminas A, E e D, e de minerais como o sódio, potássio, cálcio, iodo, selénio e zinco deve ser consumido pelo menos 1 vez por semana, e para aproveitar melhor os nutrientes consuma cru, ou evite cozinhar demais. É a sugestão da revista “Sua Saude” nº4 – artigo “10 alimentos para uma vida longa”.
>> Créditos imagem: Cru com pinta
Leave a Reply