Almoços & jantares

Tártaro misto “montado”

De volta a casa, o almoço, esse foi bem fresquinho, preparei um tártaro misto de salmão e atum - montei-o em “circulo” e ficou lindo...

Hoje acordei cedo e fui directa para a praia! A única hora em que dá para passear, e para deixar correr o Prego, o meu cão, nestes dias de verão e praia cheia 🙂  quando vê o areal corre, corre com aquela sensação de liberdade que todos nós conhecemos mas à qual nem sempre conseguimos dar lugar! que bom que é! confesso que aproveitei para dar uma corrida seguida de uns abdominais e uns agaxamentos. Um período curto, mas que chegou para me sentir viva e com as energias repostas para mais um dia, neste caso, um dia de férias!! 🙂

Cheguei a casa e já tudo se passava! Agarrei na criançada e tudo para a praia. Tivemos sorte de ter uma manhã com poçinhas – a alegria dos meus filhos! Seguiram-se umas horas de sossego que aproveitei para me deitar a beira mar a ouvir o bater das ondas.

De volta a casa, o almoço, esse foi bem fresquinho. Preparei um tártaro misto de salmão e atum. Montei-o em “circulo” e ficou  – lindo!

Tártaro misto, salmao, atum, tartaro, peixe fresco, peixaria, receita, receita de tartaro, tartaro montado, cebolinho, salada

Comprei 2 lombos de salmão e atum fresco, cortei em cubos – à faca, e temperei com azeite, sal e pimenta preta moída. Adicionei a cebola roxa e o cebolinho muito bem picadinhos. Montei  e empratei. No final salpiquei com cebolinho  e “pinguei” com azeite .)

Hoje não coloquei o ovo – mas experimente colocar uma gema de ovo em cima do tártaro. Uma delícia! Aquele toque que dá muita pinta, mas acima de tudo, um sabor divinal.

Tártaro misto, tartaro de salmão, salmão, salmão fresco, peixe

Tártaro misto, tartaro de salmão, salmão, atum, comer saudável, receitas, recita, comida crua, comida, tartar

Como acompanhamento sirva uma mistura de salada e rúcula, e tempere com molho balsâmico.

Ingredientes:

75 gr de lombo de salmão fresco
75 gr de lombo de atum fresco
cebolinho q.b.
cebola roxa q.b.
azeite q.b.
1 gema de ovo
flôr de sal q.b.


O peixe é uma das principais fontes de omega 3, um acido graxo presente em peixes gordos como o salmão e o atum – com ação anti-inflamatória e benéfico para o coração, para a função cerebral e para as articulações. Fonte de vitaminas A, E e D, e de minerais como o sódio, potássio, cálcio, iodo, selénio e zinco deve ser consumido pelo menos 1 vez por semana, e para aproveitar melhor os nutrientes consuma cru, ou evite cozinhar demais. É a sugestão da revista “Sua Saude” nº4 – artigo “10 alimentos para uma vida longa”.


>> Créditos imagem: Cru com pinta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s