Pequenos-almoços Snacks

Crostini de figos com requeijão

Existem dias e dias. Mas há uns que amanhecem especiais, e esses merecem um pequeno almoço planeado e cheio de inspiração. Comecei bem cedinho pelo Mercado, comprei figos maduros, pão alentejano e requeijão ...

Existem dias e dias. E há uns que amanhecem especiais – esses merecem um pequeno almoço planeado e cheio de inspiração. Não poderia ser de outra forma. Como não aproveitar esta magia matinal, inspiradora e reveladora de um dia que se adivinha cheio de boas energias .)

Comecei bem cedinho pelo Mercado, comprei figos maduros, pão alentejano e requeijão. Sou grande fã do requeijão de Seia, aquele que só chega a Lisboa 2 dias por semana e que normalmente já vem semi reservado para aqueles clientes muito queridos…  🙂 os fieis fregueses! pois é… quantas não são as vezes que já não o apanho! Mas hoje optei pelo de Nisa, que substituí muito bem o de Seia cuja produção, diz-se, existe apenas nas alturas mais frescas.

Acordei com “o” desejo e consegui tudo o que precisava. Preparei uns maravilhosos – Crostinis de figo com requeijão de Nisa em pão alentejano! Bem à portuguesa. Porque o que é português dificilmente me desilude.

Utilizei pão alentejano, sem dúvida o meu preferido para este tipo de receitas, por ser um pão muito especial – com um travo ligeiramente acido, côdea rija e miolo compacto. Cortei em fatias com cerca de 1 cm, dispus no tabuleiro e coloquei no forno. Já douradas reguei com o molho de azeite e mel e cobri com o requeijão, desfeito em pequenos cubos não perfeitos. Aqui aconselho que se desfaça o requeijão com as nossas próprias mãos. De seguida cortei cada um dos figos em 4 partes, e coloquei juntamente com o manjericão sobre cada uma das fatias de pão. No final temperei com sal e pimenta preta, moída na hora, e reguei os figos e o requeijão com umas pingas de azeite e mel! Aiii que delicia!

Mais um maravilhoso Cru com muita pinta 🙂

crostini, figos, requeijão, antipasti, pão alentejano

Crostini de figos com requeijão, requijao, pequeno almoço, ideias pequeno almoço, comer saudável, pão torrado, receitas,

crostini de figos, figos, pão alentejano, seia, requeijão, comer saudável, fruta

Crostini de figos com requeijão, figos, fruta


O ponto certo para consumir um figo fresco é aquando ele pinga gotas de açúcar pela sua extremidade.


>> Créditos imagem: Cru com pinta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s