Carne, Peixe, Marisco e Ovos.

Como todo o tipo de carnes e confeciono-as das mais variadas formas. Consciente de que o seu consumo deve ser moderado, acredito na sua necessidade como parte de uma alimentação equilibrada, e opto sempre que posso pelo consumo no seu estado mais natural e livre de transformação. Mas tenho muito presente a necessidade de que seja de qualidade – proveniente de animais de pasto

Gosto de muita variedade, e opto habitualmente pela carne de vaca, pato, cabrito, porco, veado, borrego, frango, peru, codorniz e faisão.

Os animais do mar, como o peixe e o marisco, podem, na maioria das vezes, ser consu- midos crus. São exemplo os peixes gordos, como o salmão, a sardinha e a truta, ricos em ómega-3, o robalo, a dourada, o linguado, a corvina, o pampo, a cavala e o atum. Como marisco, distingo os bivalves, ricos em minerais essenciais, como a amêijoa, a vieira, o mexilhão, a ostra e a conquilha, e gosto especialmente dos camarões, das gambas, do caranguejo, da sapateira e da lagosta.

Os ovos de galinha e de codorniz devem ser biológicos.
É notável a diferença na cor e no sabor.


Cuidados obrigatórios!

Ao trabalharmos com carne e peixe crus, a técnica da confecção é importante, mas o mais importante é a qualidade dos ingredientes utilizados: aqui a frescura é a palavra de ordem.

Regras que não pode descuidar:

  • Encontre o seu lugar de confiança e compre as peças no auge da sua frescura.
  • Quando vai às compras tenha o cuidado de trazer o peixe e a carne no frio, a cadeia de frio não pode ser interrrompida (manter sempre entre 1º e 5º).
  • Quando chega a casa consuma fresco, ou opte por limpar e arranjar as peças, embalando-as em vacuo e congelando-as. Aqui o binómio tempo / temperatura na preparação é muito importante para evitar a multiplicação de bactérias.
  • A congelação é a malhor forma de eliminar os parasitas. Mas lembre-se que as bacterias não são destruidas (são inativadas) esta é uma preocupação que começa no local da compra, um cuidado que deve ser tido em conta no local da preparação e no tempo necessário
  • Se optar por produtos ultra-congelados, estes devem ser sempre mantidos a temperaturas iguais ou inferiores a 18º negativos.
  • Não opte por embalagens com cristais de gelo visiveis no interior.

Opte por peixe selvagem sempre que possível, carnes e ovos de animais de pasto.

2 comentários a “Carne, Peixe, Marisco e Ovos.”

  1. Avatar de cru com pinta

    Muito obrigada Glória ❤️

  2. Avatar de Gloria Caeiro
    Gloria Caeiro

    Fantástico!

Leave a Reply

Discover more from cru com pinta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading